quinta-feira, 19 setembro 2024

E ECONOMIA

São Vicente: Tudo a postos para 10.ª edição do Volta a Djêu com participação de 22 nadadores – organização

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A organização garantiu estar tudo a postos para a 10.ª edição da prova de natação Volta a Djêu, prevista para sábado, 09, em São Vicente, com a participação de 22 atletas nacionais e internacionais.

A garantia foi dada hoje à Inforpress pelo elemento da organização David Monteiro, que assegurou estarem as condições criadas para a competição a nado, da praia da Laginha e volta inteira ao Ilhéu dos Pássaros, popularmente conhecida como Djêu, num percurso de 5,2 quilómetros.

Segundo a mesma fonte, o evento deverá contar com a participação de 22 atletas, sendo 18 masculinos e quatro femininos, de São Vicente, Boa Vista, Sal, cidade da Praia e dois de Portugal, incluindo o actual campeão, Fábio Samuco.

O organizador enalteceu ainda o percurso feito até esta 10.ª edição, sendo que só os últimos três têm formato de competição.

“Organizar esta prova foi sempre um grande desafio, mas almejamos conquistar outras metas e níveis acima para tornar o Volta a Djêu cada vez mais internacional e ter competidores a vir para Cabo Verde precisamente para este fim”, sublinhou David Monteiro.

Outros dos propósitos desta competição, conforme a mesma fonte, é também conseguir realizar no território nacional um circuito de voltas aos ilhéus existentes nas diferentes e que culminaria numa final, em São Vicente, com os vencedores das outras provas.

Além do evento principal, o Volta a Djêu 2025 terá outras actividades paralelas com a prova para veteranos de mais de 50 anos, que competem num percurso de 1.800 metros, Laginha- Farol da Cabnave-Laginha.

Ainda há duas direccionadas para os mais novos, para adolescentes de 12 a 14 anos, e 15 a 17 anos, que competem num percurso de 40 e 80 metros, respectivamente.

Segundo a organização, também contam com actividades realizadas por parceiros, entre estes o Campus de Verão Aminga, que organiza no areal competições de basquetebol, andebol e voleibol de praia.

Quanto à segurança, David Monteiro confirmou estar “em primeiro lugar e muito bem garantida” com o seguro de vida a cada atleta e ainda toda uma equipa composta por nadadores-salvadores, embarcações, Guarda-Costeira, Polícia Marítima, que, afiançou, vão dar “todo o apoio” aos participantes.

A competição, que tem a organização da Djeu CV, tem ainda como parceiros a gestão da Zona Económica Especial Marítima de São Vicente (ZEEM-SV), Ministério do Mar, Instituto do Desporto e da Juventude (IMP) e várias outras instituições públicas e privadas.

Fora da praia, o Volta a Djêu vai ser antecedido, na sexta-feira, 08, do terceiro fórum sobre o evento, realizado na Réplica da Torre de Belém, e que deverá versar sobre temas como as mudanças climáticas e a internacionalização da prova e dos atletas.

Um evento, que, conforme David Monteiro, conta com a participação de várias entidades, entre estas, o ministro do Desporto, Carlos do Canto Monteiro.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 8 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 4 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 6 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos