quinta-feira, 19 setembro 2024

E ECONOMIA

Yahya Sinwar designado líder do Hamas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Hamas anunciou nesta terça-feira que o seu chefe em Gaza, Yahya Sinwar, foi designado como novo líder político do movimento islamita palestiniano, uma semana após o assassínio em Teerão do seu antecessor, Ismail Haniyeh.

“O movimento de resistência islâmica anunciou a designação do dirigente Yahya Sinwar na liderança do gabinete político do movimento”, indica o comunicado.

Alguns minutos após este anúncio, diversos ‘rockets’ foram disparados desde a Faixa de Gaza em direção a Israel, numa ação reivindicada pelas brigadas Ezzedine Al-Qassam, o braço armado do Hamas.

O Exército e as autoridades israelitas acusam Sinwar de ser um dos cérebros do ataque sem precedentes do Hamas em 07 de outubro em Israel, e que o tornou num dos homens mais procurados pelo Estado judaico.

A sua designação como novo líder político do movimento islamista palestiniano surge apenas uma semana após o assassinato de Haniyeh em Teerão.

O Irão e o Hamas acusaram Israel de responsabilidade pelo ataque, mas as autoridades israelitas recusaram até ao momento qualquer comentário.

Um responsável do Hamas já referiu que a designação de Haniyeh como líder político envia uma “mensagem forte” a Israel, dez meses após o início do atual conflito.

Esta escolha “é uma mensagem forte dirigida ao ocupante [Israel] e pela qual o Hamas prossegue no seu caminho da resistência”, declarou o responsável sob anonimato.

A guerra em curso entre Israel e o Hamas foi desencadeada por um ataque sem precedentes do grupo islamita palestiniano em solo israelita, em 07 de outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.

O Exército israelita respondeu com uma devastadora campanha militar de represálias em Gaza que já provocou perto de 40 mil mortos, mais de 90.000 feridos, e um número indeterminado sob os escombros, de acordo com o Ministério da Saúde do enclave, controlado pelo Hamas.

A Agência de Proteção Civil de Gaza indicou ainda na segunda-feira ter recebido os corpos de 80 palestinianos não identificados que Israel tinha enterrado numa vala comum.

 

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 8 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 4 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 6 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos