quinta-feira, 19 setembro 2024

E ECONOMIA

Paris/2024: Samuel Freire já se encontra na Vila Olímpica a preparar prova de maratona

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O atleta cabo-verdiano Samuel Freire já se encontra na vila Olímpica de Paris, integrando o “Team Cabo Verde” depois de deixar o Quénia, onde vinha a intensificar os treinos em altitude.

O atleta, proveniente de São Lourenço dos Órgãos, interior de Santiago, vai continuar focado na sua estreia nas XXXIII Olimpíadas, em Paris, cuja prova está marcada para 11 do corrente, precisamente no dia do encerramento do evento.

Ao que apurou a Inforpress junto do presidente da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, Alfredo Lima, o atleta cabo-verdiano teve de fazer toda a sua preparação em altitude no Quénia, país que tem dado ao mundo os melhores praticantes da actualidade desta modalidade.

O líder federativo disse que acompanhou a evolução do atleta e que está à espera de “uma boa prestação que é, pelo menos, bater o “record” nacional e o seu próprio record”.

“Medalhar nos Jogos Olímpicos quando estão os atletas da África Austral e do mundo inteiro é complicado, é muito difícil, mas esperamos que faça um bom desempenho, que tenha uma boa prova e que melhore o seu tempo, isto é o que nós queremos”, explicou.

Referiu que isto foi fruto de negociações com a Federação Queniana do Atletismo. Falou directamente com o presidente federativo, o general Jacksons, e ficaram facilitados os apoios locais, assim como o acompanhamento directo do treinador, mais de perto ao Samuel.

Samuel Freire, residente nos últimos anos em Portugal, é recordista nacional da maratona com o tempo de 02 horas 11 minutos e 01 segundos, proeza alcançada na 39ª Maratona de Sevilha (Espanha) e que selou a sua qualificação para Jogos Olímpicos Paris’2024 por quota de universalidade.

Samuel Freire detém ainda o “record” de Cabo Verde nos 5.000 metros, atingido no “meeting” de Bruxelas (Bélgica), em Maio último, com a marca de 13 minutos, 55 segundos e 36 centésimas.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 8 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 4 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 6 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos