sexta-feira, 20 setembro 2024

E ECONOMIA

China diz que respeitará regras na investigação sobre carne de porco europeia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 A China garantiu hoje que "respeitará estritamente as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC)" durante a sua investigação sobre a concorrência desleal relativamente a alguns produtos de carne de porco da União Europeia (UE).

O porta-voz do Ministério do Comércio, He Yadong, explicou que a investigação 'antidumping' - produção abaixo do custo de produção - contra estes produtos "seguiu-se a um pedido formal da indústria nacional" e reflete o esforço do país "para preservar a ordem no comércio externo e garantir uma concorrência leal".

Esta quinta-feira, entram em vigor, a título provisório, as taxas alfandegárias adicionais que a Comissão Europeia (CE) anunciou sobre as importações de veículos elétricos chineses.

Nas últimas semanas, Pequim aumentou a pressão com uma investigação sobre a carne de porco oriunda da Europa e com a imposição de taxas adicionais sobre veículos de grande porte ou investigações 'antidumping' sobre os produtos lácteos.

O porta-voz explicou que, de acordo com os procedimentos 'antidumping' da China, as partes interessadas tinham um período de 20 dias a partir do anúncio da investigação, feito em 17 de junho, para se "registarem e participarem" na mesma.

O inquérito prosseguirá "através da recolha de amostras e da realização de inquéritos", acrescentou.

"A autoridade responsável pelo inquérito respeitará estritamente as regras da OMC e a legislação nacional para proteger efetivamente os direitos e interesses legítimos das partes interessadas", afirmou o porta-voz.

Segundo dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Portugal exportou um total de seis milhões de euros em carne de porco para a China no ano passado.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 15 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 10 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 12 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos