sexta-feira, 20 setembro 2024

E ECONOMIA

Porto Novo/São João: Quatro grupos de romaria homenageados pela câmara em desfile com milhares de pessoas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os quatro grupos de romaria de São João que todos os anos, por altura das festividades do santo padroeiro, desfilam no centro histórico da cidade do Porto Novo, Santo Antão, foram homenageados na noite de sexta-feira pela autarquia.

Este ano, a Câmara Municipal do Porto Novo decidiu homenagear estes grupos pelo contributo que, ao longo destes anos, têm dado na preservação da identidade cultural destas festividades, acto que aconteceu no final do desfile, que levou, como habitualmente, milhares de pessoas ao centro histórico da cidade.

O desfile dos grupos de romaria de São João é um dos momentos mais aguardados das festas do santo padroeiro, de acordo com a câmara municipal, que decidiu que este ano as festas seriam dedicadas a esses grupos pelo contributo à cultura porto-novense, designadamente a esta manifestação popular.

Esta homenagem, ainda de acordo com a organização, visa reconhecer o “brilho” que os grupos de romaria vêm dando às festas de São João, contribuindo “para o resgate, revitalização, salvaguarda, valorização e promoção da originalidade e autenticidade” desta manifestação popular.

Nos últimos anos, foram homenageados os tamboreiros, as coladeiras e os capitães de navios, considerados “elementos inigualáveis” das festas de São João, classificadas, desde 2017, património imaterial nacional.

As festividades de São João, santo padroeiro, que se concentram, sobretudo, na cidade do Porto Novo, têm início no primeiro dia de Junho, com uma alvorada de tamboreiros, sendo encerradas a 25 do mesmo mês, na Ribeira das Patas, no interior do município, com o regresso da imagem do santo a essa vila.

Para hoje, o destaque da programação vai para a primeira eliminatória da corrida de cavalos e o baile no antigo campo de futebol, com Dino Oliveira, Gil Semedo, Nelson Freitas e Elji Beatzkilla.

A Semana com Inforpress 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 16 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 11 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 14 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos