sexta-feira, 20 setembro 2024

E ECONOMIA

BVC quer maior envolvimento da diáspora caboverdiana no mercado de capitais

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC), Miguel Monteiro, quer maior envolvimento da diáspora caboverdiana no mercado de capitais “por exercer um papel fundamental no desenvolvimento do país".

A pretensão foi manifestada esta sexta-feira em declarações aos jornalistas, à margem da conferência realizada sob o tema "O papel da diáspora no processo de financiamento para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde", no âmbito das actividades comemorativas do 26º aniversário da BVC. 

“Aquilo que nós pretendemos é que, no futuro mais próximo, a nossa diáspora, que já vem apoiando Cabo Verde de várias formas, tenha um  maior envolvimento no mercado de capitais”, disse Miguel Monteiro, enaltecendo a participação da comunidade emigrada na oferta pública do International Investiment Bank.

Em 2022 os nossos emigrantes transferiram cerca de 375 milhões de dólares para Cabo Verde. Se apenas 10 por cento (%) desses valores fosse investido no mercado de capitais, para financiar as empresas ou o próprio Estado, certamente que a diáspora sairia a ganhar”, explicou.

Neste sentido, avançou que a BVC tem em curso duas ofertas públicas com 25% de participação dos cabo-verdianos na diáspora o que, segundo Miguel Monteiro, demonstra que a comunidade emigrada está “atenta”.

Isto demonstra que podem envolver-se ainda mais e ter um papel mais importante no desenvolvimento do mercado de capitais e, consequentemente, no desenvolvimento de Cabo Verde”, sublinhou.

Por outro lado, no ano que a instituição comemora o seu 26º aniversário, considerou que a internacionalização é o maior desafio e, por isso, chegou o momento de apostar na melhoria dos processos e capitalizar os ganhos alcançados para impulsionar, ainda mais, o mercado de capitais.

Nos 26 anos de história da BVC, além de contribuirmos para o financiamento do Estado através da emissão de títulos do Tesouro, já operacionalizamos cerca de 70 financiamentos a empresas e seis financiamentos a municípios, através da emissão de obrigações e acções. Tais operações ascenderam a um montante global de financiamento que ronda os 35,5 mil milhões de escudos”, frisou.

Contudo, no seu discurso de abertura da conferência, Miguel Monteiro defendeu que, para ser um país desenvolvido, Cabo Verde terá de, obrigatoriamente, apostar no desenvolvimento do mercado de capitais.

“Os mercados de capitais bem desenvolvidos propiciam, às empresas, acesso a uma variedade de fontes de financiamento de longo prazo para investir na expansão, inovação e modernização de suas operações. Isso impulsiona o crescimento económico e a criação de empregos”, precisou.

Em relação à realização da conferência, o presidente da BVC esclareceu que tem como objectivo explorar o papel da diáspora cabo-verdiana no desenvolvimento económico e social do país, visando impulsionar o crescimento sustentável e promover a prosperidade para todos os cabo-verdianos, residentes e no estrangeiro.

Para isso, anunciou o lançamento, ainda este ano, da primeira emissão do programa “Diáspora Bond”, um produto financeiro para captar os recursos dos emigrantes e investir em projectos catalisadores do desenvolvimento.

Acredito piamente que esta conferência trará “inputs” valiosos para contribuir nesse processo de atrair fundos dos nossos emigrantes para investimentos no mercado de capitais, com reflexos positivos no desenvolvimento do nosso país”, concluiu.

Participam na conferência as entidades governamentais, câmaras municipais, operadores da Bolsa, instituições parceiras, emitentes e a sociedade civil interessada.

A Semana com Inforpress

 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 19 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 14 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 16 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos