sexta-feira, 20 setembro 2024

E ECONOMIA

São Filipe: Patrick da Veiga e Nelson Correia vencem provas de ciclismo e atletismo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O ciclista Patrick da Veiga e o atleta são-filipense  Nelson Correia venceram, esta quinta-feira, 25, as provas de ciclismo e atletismo das festividades do dia do município e da bandeira de São Filipe.

Patrick da Veiga, ciclista da ilha de Santiago que se estreou na prova de ciclismo das festas de São Filipe, fez o percurso Queimada Guincho (Mosteiros) a Alto de Aguadinha (São Filipe) no tempo de uma hora e 21 minutos e cortou a meta com cerca de cinco minutos de vantagem em relação ao segundo classificado.

O ciclista da ilha de Santiago, que dominou a prova desde a fase inicial, disse que no início a prova foi um pouco dura devido à subida e ao piso em calceta, mas que mesmo assim conseguiu distanciar-se dos adversários e depois foi mais fácil controlar a corrida.

Este avançou que se preparou para esta prova e que treinou “muito a subida”, mas em piso asfaltado, mas mesmo assim conseguiu uma boa vantagem até chegar ao asfalto, a partir do qual a prova foi “mais suave”.

Na segunda e terceira posição classificaram-se os ciclistas da ilha do Fogo, Nelito Lopes dos Santos e Silas Fernandes, ambos do município de Santa Catarina do Fogo.

O vencedor do ano passado não marcou presença e o segundo classificado da edição de 2023 Emanuel Centeio não conseguiu um lugar no pódio já que poucos metros depois da partida e quando se preparava para a subida de Sumbango sofreu um furo num dos pneus e, apesar do esforço, não conseguiu apanhar os três da frente.

Ao todo participaram na prova nove ciclistas, quatro do Fogo e cinco de Santiago, de entre os 15 inscritos inicialmente. Muitos ciclistas inscritos não conseguiram transporte para São Filipe.

A nível do atletismo, com um total de oito atletas, o vencedor foi Nelson Correia da localidade de Galinheiro, zona norte do município de São Filipe.

Na segunda e terceira posições ficaram, respectivamente, Rubem Monteiro, da ilha Brava, e Samuel Teixeira, do município dos Mosteiros.

A prova na modalidade de veterano não se realizou devido à inscrição de um atleta apenas que acabou por participar nos dez mil metros e classificou-se em quarta posição.

Os prémios monetários para os três primeiros classificados de ciclismo e atletismo foram de 30, 20 e 15 mil escudos mais troféus para o primeiro e segundo classificados e brinde de uma das empresas patrocinadoras.

A prova de paralímpica contou com um total de oito atletas, sendo que na categoria T46 (atletas com deficiência nos membros) os atletas Crisanto Santos Pires (Lomba), Tiago Silva (Zambujeiro) e José Luís Rodrigues Pina (Lomba) ocuparam as três primeiras posições.

Na categoria T20/T38, Domingos Brandão conquistou o primeiro lugar, seguido de Mano Vieira e Sandro Teixeira.

Todos os atletas e ciclistas receberam certificado de participação e os que não conseguiram prémios foram contemplados com prémio de participação no valor de 2.500 escudos.

Na noite de quinta-feira a praça do Presídio acolheu mais uma edição da “noite branca” no quadro das festas do dia do município e da bandeira de São Filipe.

Hoje, e de acordo com a programação, está agendado um encontro  promovido pela CVMóvel e Câmara de Comércio com operadores económicos e parceiros nas instalações da Casa das Bandeiras , encontro da Cabo Verde Airlines com operadores económicos e emigrantes, inauguração da agência do Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN) na alameda de Cruz dos Passos e do hotel The View no alto do porto de Vale dos Cavaleiros, final do torneio de andebol e Miss São Filipe 2024 que conta com a participação de nove candidatas em representação de vários pontos do município de São Filipe.

A semana com Inforpress

 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 18 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 13 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 15 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos