sexta-feira, 20 setembro 2024

E ECONOMIA

Presidente da Cruz Vermelha anuncia lançamento da plataforma dos jogos no mês de Maio

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A plataforma dos jogos da Cruz Vermelha de Cabo Verde, que custou cerca de 500 mil contos, será “finalmente lançada no próximo mês de Maio”, anunciou o presidente da instituição Arlindo de Carvalho falava no sábado, 20, durante a inauguração do complexo pré-escolar Rolando Lima Barber, situado no bairro III Congresso.

Segundo a mesma fonte, o próximo mês de Maio será de “muitas novidades” como a inauguração de infra-estruturas ligadas à saúde e o lançamento da plataforma dos jogos que custou à Cruz Vermelha cerca de 500 mil contos, tudo isso para mobilizar recursos para apoiar as autoridades e as pessoas que mais precisam.

"A Cruz Vermelha tem como propósito  trabalhar para a felicidade das pessoas e desde o início do mandato começamos a trabalhar para a ilha do Fogo”, referiu Arlindo de Carvalho, apontando como exemplo a implementação do projecto que beneficiou 40 famílias de Chã das Caldeiras, disponibilização de uma viatura para as  estruturas locais, projecto de apoio aos criadores e agricultores com leitões de raças melhoradas, estufas e sistema de rega gota a gota e estacas de videiras para reforço da plantação.

A edificação do complexo do pré-escolar do bairro III Congresso é resultado de um trabalho de equipa e do “bom relacionamento” entre a governança da Cruz Vermelha e o conselho local, referiu Arlindo Carvalho.

 O presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde promete para o ano inauguração de “mais obras e de maior envergadura” no município, porque esta instituição existe para servir e auxiliar as pessoas.

Lutar contra a pobreza, fazer com que as crianças sejam mais felizes, proteger aqueles que são portadores de deficiências e não dispõe de muita posse são apostas da Cruz Vermelha.

A mesma fonte acrescentou que a instituição “está na ilha para ficar e perdurar”, e quer, por isso, continuar a trabalhar para “modernizar e transformar” esta sociedade nacional.

O acto da inauguração do complexo pré-escolar coincidiu com a tomada de posse dos novos membros do conselho local da Cruz Vermelha para os próximos quatro anos.

Na ocasião, Arlindo de Carvalho lembrou aos membros e aos voluntários que a Cruz Vermelha “está condenada” a trabalhar para defender a vida e a dignidade das pessoas.

O complexo pré-escolar foi baptizado com o nome de Rolando Lima Barber, também conhecido como Zuca, em homenagem, segundo o mesmo, àquele que “defendeu a vida e espalhou sorrisos” e que deixou “marcas indeléveis” na ilha do Fogo e em Cabo Verde.

“Devemos seguir os passos e conselhos e com a nossa acção imitar os feitos e efeitos de Zuca. A Cruz Vermelha simplesmente fez um registo e os homens de boa causa devem seguir o seu exemplo”, disse.

Por sua vez o presidente reeleito do conselho local da Cruz Vermelha, Pedro Pires, destacou os desafios dos primeiros e que foram concretizados, como a edificação do Complexo do Pré-escolar de III Congresso, que representa um “passo importante” para acolher as crianças com “mais qualidade”, além de outros projectos na área da saúde, apoio às famílias e voluntariado.

Para o segundo mandato apontou dois “grandes desafios”, o primeiro, nomeou, a remodelação e ampliação da sede local da Cruz Vermelha, adequando-a à requalificação urbana de todo o largo envolvente, e, o segundo desafio, o recrutamento de mais jovens voluntários para as fileiras da Cruz Vermelha.

Em representação da família de Rolando Lima Barber, a filha Liliana Barber mostrou-se “grata com a homenagem e o reconhecimento”, acrescentando que o reconhecimento tem maior peso pelo facto de o edifício estar situado num bairro que o homenageado construiu logo após a Independência, na época em que era delegado do Governo para a ilha do Fogo.

Para o presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, a família de Rolando Lima Barber sente-se “honrada e grata” por esta homenagem, que é “justa”, sublinhando que ainda há muitas homenagens que devem ser feitas a “este grande homem”, que foi o primeiro delegado do Governo da ilha do Fogo e com uma “obra imensa” que deve ser “valorizada, lembrada e perpectuada”.

“Rolando Lima Barber ocupa no rol da fama dos foguenses um lugar especial. Foi o enfermeiro do povo e teve um papel importante na juventude, através do desporto e em boa hora a Cruz Vermelha o homenageou”, declarou o presidente da câmara de São Filipe.

No futuro, continuou, a câmara pretende, com a conclusão dos trabalhos de requalificação da cidade, cravar na Praça de Alto São Pedro, “ícone de desenvolvimento da cidade”, algumas figuras, numa “ala da fama” para perpetuar as grandes figuras do município e da ilha e Rolando Lima Barber será uma delas.

Nuías Silva agradeceu à família de Rolando Lima Barber por tudo que ele deu e que a família continua a dar para o desenvolvimento de São Filipe e da ilha.

A Semana com Inforpress 

 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 17 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 13 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 15 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos