sexta-feira, 20 setembro 2024

E ECONOMIA

Cabo Verde e Portugal assinam memorando de entendimento para a criação de uma linha especial de microcrédito

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os Governos de Cabo Verde e Portugal rubricaram este sábadfo, 20, um memorando de entendimento para a criação de uma linha especial de microcrédito destinada à promoção  do empreendedorismo e financiamento dos projectos dos jovens e das mulheres.

No acto da assinatura firmada pelos secretários de Estados dos dois países, o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, realçou a relevância do protocolo, uma vez que, explicou, “dá corpo” a uma ajuda de Portugal ao Orçamento do Estado de Cabo Verde no valor de 500 mil euros.

O documento significa também, ressaltou, uma ajuda adicional ao volume financeiro destinado às estratégias do Governo para impulsionar e estimular o auto-emprego.

“É isso que se quer, incentivar com este protocolo, olhar para os mais jovens, as mulheres, e olhando para aqueles que muitas vezes na sociedade tem mais obstáculos em poder materializar a sua capacidade criadora e a sua capacidade de acrescentar valor. Em um alinhamento estratégico entre os governos e uma forma de firmar parceria para sociedade forte e dinâmica”, explicou.

Segundo Luís Montenegro, Cabo Verde e Portugal construíram relações históricas culturais e económicas que se expressam em muitos domínios e que muitas vezes, sublinhou, merecem oportunidades específicas para se tratar de forma concentrada.

“Por isso queria anunciar que apresentarei a proposta ao primeiro-ministro de Cabo Verde, da realização da próxima cimeira entre Portugal e Cabo Verde, em Portugal, no dia 19 de Novembro”, anunciou, avançando que à margem da cimeira vai ser realizado um encontro bilateral entre empresários e agentes económicos.

Os investimentos das empresas portuguesas em Cabo Verde é uma realidade que tem sido geradora de oportunidades de emprego, disse, acrescentando que tem sido motivo do desenvolvimento ambiental e da colaboração para processos de inovação, investigação, e construção do futuro.

O chefe do Governo cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, por seu turno, asseverou que os diálogos políticos e diplomáticos têm sido importantes para a cooperação e o desenvolvimento de ambos os países.
Portugal alberga a segunda maior diáspora cabo-verdiana, recordou, reforçando a importância de fortalecer a cooperação e a posição relevante de Cabo Verde no mundo.

“Temos de facto uma história comum, somos um país próximo de Portugal, as excelências das nossas relações são também uma evidência, relações institucionais fáceis com resultados em todos os domínios, onde temos estado a desenvolver relações fortes” afirmou.

Esta é a primeira visita oficial fora da Europa do líder do Partido Social Democrata (PSD) que tomou posse como primeiro-ministro de Portugal em Abril deste ano, depois de vencer as eleições legislativas de 10 de março à frente da Aliança Democrática (AD).

Luís Montenegro será recebido pelo Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia às 17:00, e às 17:30 pelo Presidente da República José Maria Neves.

No domingo, 21, desloca-se à Cidade de Ribeira Grande de Santiago, ondvisitará o sítio histórico do município.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 17 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 12 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 14 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos