sexta-feira, 20 setembro 2024

E ECONOMIA

Salif Keita ansioso pelo seu primeiro concerto em Cabo Verde nesta sexta feira no Kriol Jazz Festival

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Salif Keita, a “voz de ouro” de África, já se  encontra em Cabo Verde para o seu primeiro concerto no país, na sexta feira (05), no Kriol Jazz Festival 2024. O artista, que é  um dos destaques do certame deste ano que está já a movimentar a capital cabo-verdiana, falou hoje à impresna sobre a sua particpação  no referido festival de música.

O renomado artista maliano que já se encontra no país desde ontem, esteve nesta quinta-feira em conferência de imprensa, na cidade da Praia, onde mostrou-se muito ansioso pelo espetáculo nesta sexta-feira, na 13ª edição do Kriol Jazz Festival, que arranca hoje (04), pelas 22:00H, na praça Luís de Camões, na capital cabo-verdiana, e se estende até sábado.  

Salif Keita fez questão de certificar que  é conhecedor da música de Cabo Verde, pelo que já gravou uma música com a “diva dos pés descalços”, Cesária Évora já falecida, intitulada “Yamore”, anos atrás. Apontou a sua parceria com a cantora cabo-verdiana como intensa e forte.

Sobre a possibilidade de vier a ter uma outra parceria com artistas cabo-verdianos, o maliano diz-se aberto a isso.“Estou aberto a fazer mais gravações com outros artistas cabo-verdianos, da mesma qualidade de Cesária Évora, que têm a inteligência musical igual â cantora rainha das mornas”, frisa.

O cantor de 74 anos ainda está firme e forte nestas andanças do mundo da música, pelo que pretende ainda atuar, conforme puder, pelo mundo a fora, como a Ásia.  Para ele, a música é um medicamento: «sem a música  eu não estaria aqui», remata.

 Kalifa como músico e ativista social

Para além de sua carreira musical, Salif Keita é conhecido por seu ativismo em questões relacionadas aos direitos das pessoas com albinismo. O cantor foi muito descriminado quando criança pelo facto de ser albino. Por causa isso dedica a sua vida à música e à luta pelos direitos dos albinos.

Um facto interessante é que nesta edição do Kriol Jaz Festival 2024, o cartaz do certame apresenta dois artistas albinos em destaque: o Keita e o brasileiro Hermeto Pascoal.

Como já referido no Caderno Especial sobre Kriol Jazz Festival editado pelo jornal A Semana https://asemana.cv/especial/81-especial-kriol-jazz-festival/file ), Keita já recebeu alguns prémios ao longo da sua carreira, tendo seu álbum “Amen”, o primeiro álbum africano nomeado para um Grammy.

Segundo os críticos, a sua música é uma mistura de estilos tradicionais da África Ocidental, Europa e América, mantendo, no entanto, elementos de música islâmica. O último álbum no qual gravou foi “Un Auntre Blanc”, lançado em outubro de 2018.

Além de atuar no Kriol Jazz Festival, o artista estará presente para mais um concerto em Cabo Verde, desta vez em Mindelo, na ilha de São Vicente, no dia 06 de abril. E para os dias de descanso, pretende conhecer mais as ilhas de   Cabo Verde.

Salif Keita é um dos grandes destaques para esta edição do Kriol Jaz Festeval, junto com os outros colegas de renome internacional: Steven Coleman (EUA) e Hermeto Pascoal (Brasil).  

 

04 de abril 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 15 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 10 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 12 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos