sexta-feira, 20 setembro 2024

E ECONOMIA

Boa Vista: Presidente da República alerta para necessidade da estrada Bafareira/Norte para desencravar a região

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Presidente da República considerou “fundamental” a necessidade de se construir a estrada Bofareira/Norte para desencravar a região, bem como necessidade de apoiar pequenos projetos locais de transformação agropecuária e alimentar.

José Maria Neves fez esta observação após cumprir parte do segundo dia da agenda de visita de quatro dias à Boa Vista, em que esteve nas zonas do Norte e João Galego, onde manteve contacto e encontro com criadores de gado, agricultores e população, e visitou ainda o Centro Comunitário da Associação Tamra e Mulheres Cabreiras.

Há aqui questões que têm a ver com a vida das pessoas designadamente a água para o abastecimento público, mas também para a agricultura e pecuária”, avançou o chefe de Estado, indicando que as pessoas têm colocado problema da estrada de acesso, que considera “fundamental”, pelo menos a ligação de Bofareira à zona Norte, para desencravar esta região.

Facilitar o apoio aos agricultores e às pecuaristas na produção e realização de pequenos investimentos para poderem aproveitar melhor e desenvolver as actividades de transformação dos produtos agrícolas e pecuários, foram outras questões apontadas como necessárias para o desenvolvimento local e da ilha.

A título de exemplo, José Maria Neves disse que durante o encontro com os agricultores, em João Galego, um deles disse que produziu três toneladas de tomate que ficaram a apodrecer devido à falta de transportes durante duas semanas, o que levou à deterioração completa dos produtos.

São pequenas grandes questões que merecem atenção do Governo e das autoridades, vou levar na bagagem as preocupações dos cidadãos da ilha da Boa Vista para ver a melhor forma de acelerar o ritmo na busca das suas soluções”, informou.

O Presidente da República visitou ainda alguns projectos na zona de Bofareira como a unidade de produção de queijo Mandongue e uma padaria local.

Sublinhou haver necessidade de maior apoio a estes projectos de transformação de produtos agrícolas e pecuários, que considerou interessantes, e que ao seu ver as vezes é preciso pequenos montantes e/ou orientação para se poder alavancar os negócios.

Daí, frisou, a importância de se dar “um outro olhar” a estes pequenos empreendimentos sociais e empresariais os quais, alertou, precisam de “um empurrão, um impulso” para gerar mais empregos e mais rendimentos para as pessoas.

Na verdade, acabamos por combater o assistencialismo e a pobreza se apoiarmos essas ações dos agricultores e pecuaristas e vimos isso em Bofareira, na unidade de produção de queijo, de sabões e de outros produtos locais que podem alimentar o turismo, e podem entrar no circuito turístico da ilha que há cada vez mais demanda”, afirmou.

Ainda sobre a agenda deste segundo dia de visita à ilha da Boa Vista, na zona Norte o chefe de Estado depositou uma coroa de flores na campa do primeiro Presidente da República de Cabo Verde, Aristides Pereira, visitou o ateliê de costura em Cabeça de Tarafes,  assistiu ainda á missa em honra a São José, santo padroeiro dos pais, e participou de um jantar popular.

Hoje, segundo dia da “Presidência na ilha”, será preenchido com um programa ambiental, no quadro das ações do Presidente da República enquanto Patrono da Década dos Oceanos e Champion para a Preservação do Património Natural e Cultural de África.

Entre as atividades, que também inauguram a série Pré-eventos da Terceira Conferência dos Oceanos da Presidência da República, destaca-se uma alestra sobre a “Diversidade e importância dos tubarões para um oceano saudável”, a ser proferida pelo doutorando Jaquelino Varela, na Escola Secundária da Boa Vista, visitas ao Museu de Arqueologia Aquática, ao porto, Ilhéu Sal Rei, Projeto Desplastificar Bubista e ao Abrigo de Contentores.

Na mesma linha, o Presidente da República deve encontrar-se com pescadores e fará uma visita à Biblioteca Municipal, apresenta a obra “No Ofício do Bem Comum” e terá ainda uma conversa aberta com a população de Sal-Rei.

 

A Semana com Inforpress

20 de março 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 20 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 15 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 18 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos