sexta-feira, 20 setembro 2024

E ECONOMIA

Tarrafal: Estrada Chão Bom à rotunda do Campo de Concentração passa a  Avenida dos Combatentes de Liberdade

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O troço de estrada Cabeça Carreira (Chão Bom) à rotunda do Campo de Concentração no município do Tarrafal vai receber o nome de Avenida dos Combatentes de Liberdade, sob deliberação, aprovado hoje na Assembleia Municipal.

A Assembleia Municipal do Tarrafal esteve reunida hoje na sua XIIIª sessão ordinária e aprovou a deliberação da atribuição ao nome da avenida com nove votos a favor do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), que gere a câmara, o Movimento para Democracia (MpD) votou contra e o Movimento Independente Tarrafal (MIT) absteve-se.

Ao justificar o sentido de voto, o deputado da bancada do Movimento para a Democracia (MpD, oposição), Manuel Landim, realçou que os eleitos municipais do MpD possuem um entendimento alargado daquilo que o ex-Campo de Concentração e a sua importância na história de Cabo Verde.

Mas, explicou, sobre a atribuição do nome, de acordo com a lei em vigor, as infra-estruturas de dimensão nacional ou internacional é da competência do Governo quanto a atribuição de nomes, realçando que o troço de estrada em questão é nacional e enquanto eleitos municipais entendem que não é da competência da AM fazer essa aprovação.

Neste sentido deixou claro que não são contra a atribuição do nome, mas defendem que a câmara municipal deveria remeter à tutela a intenção de intervenção de nome e fazer com que a própria tutela em estrito comprimento da lei faça aquilo que lhe compete.

Sobre o relatório, outro ponto da agenda, avançou que a apreciação é negativa, justificando que “aquilo que foi planificado não é o que aparece no relatório”, acusando a câmara de ter planificado um conjunto de infraestruturas e ações, mas que o relatório não dá respostas ao planificado.

Por seu turno, o porta-voz e único eleito municipal do MIT, Adelino da Silva, justificou a abstenção com o facto de considerar que o nome da avenida deveria ser Avenida da Liberdade dos Presos Políticos, uma vez que a maioria foram presos políticos.

E sobre o relatório de actividades, diz fazer uma avaliação positiva, mas que carece de algumas melhorias.

O líder da bancada do PAICV, Ronaldo Cardoso, por seu lado, disse que o seu partido votou a favor porque todos os combatentes fizeram um trabalho grande e que no final alguns acabaram por pagar com as suas próprias vidas, outros que sobreviveram apresentaram problemas de saúde, e que é bom a união e o reconhecimento daquilo que fizeram em prol da libertação de Cabo Verde e dos outros países envolvidos.

Quanto ao relatório de actividades disse que a apreciação é “muito positiva”, tendo em conta os resultados práticos e palpáveis à vista de todos, que tem transformado o município num município de garantias e de segurança para os investidores e sociedade em geral.

O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis, explicou que a proposta de atribuição do nome ao troço de estrada é um reconhecimento, um tributo e uma homenagem para todos aqueles que passaram por este campo, reforçando que a história do Campo de Concentração extravasa Tarrafal, Santiago e Cabo Verde. 

Segundo o edil, a proposta foi apresentada a assembleia porque estão a perspectivar celebrar no próximo dia 1 de Maio, em parceria com a Presidência da República e com os Estados Portugal e Angola os 50 anos da libertação dos presos políticos do Campo de Concentração do Tarrafal e esta atribuição vai fazer parte das actividades que pretendem levar a cabo no momento alto de celebração de história e memória. 

Quanto ao relatório de actividades do ano 2023 avançou que a taxa de execução se situa entre 70 a 80 por cento (%), considerando que este é mais um documento que apresenta informações daquilo que foi a capacidade de execução camarária no ano 2023 e que demonstra que o município se encontra em processo de construção permanente.

“Acções que demonstram que a equipa camarária tem uma visão sobre aquilo que é o desenvolvimento do território municipal, mas também que está empenhado na construção de caminhos para continuar a fazer Tarrafal ganhar sempre”, finalizou.

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, anunciou no passado mês de Fevereiro que vai comemorar, em Maio, os 50 anos da libertação dos presos políticos do Campo de Concentração do Tarrafal, com a presença dos seus homólogos de Portugal e Angola.

A Semana com Inforpress

16 de março 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 13 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 8 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 10 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos