sexta-feira, 20 setembro 2024

E ECONOMIA

ONU e Japão lançam projeto para reduzir mortalidade materna em Timor-Leste

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Fundo das Nações Unidas para a População e o Japão lançaram um projeto para melhorar as instalações obstetrícias em centros de saúde timorenses e reduzir a mortalidade materna, anunciou hoje a agência da ONU.

O “Projeto para a Melhoria das Instalações para Emergências Básicas e Cuidados Obstetrícios e Neonatais”, orçado em 7,5 milhões de dólares (cerca de 6,8 milhões de euros), vai prolongar-se durante três anos e envolver 117.620 mulheres em idade reprodutiva e 20.618 grávidas, por ano, nos centros de saúde comunitários em 12 municípios de Timor-Leste, de acordo com um comunicado.

O objetivo do projeto é prestar “maior acesso a serviços de saúde materna e neonatal” com a criação de “cuidados obstetrícios e neonatais e emergência” em 36 centros de saúde comunitários no país, bem como melhorar as “competências e capacidades dos prestadores de cuidados de saúde”, referiu o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP).

O projeto pretende igualmente incentivar a realização de partos nos centros de saúde com parteiras qualificadas para reduzir os riscos associados aos partos feitos em casa, acrescentou o FNUAP.

De acordo com os dados da agência da ONU, a mortalidade materna em Timor-Leste é atualmente de 195 por 100 mil nascimentos.

A Semana com Lusa

07 de Março de 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 12 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 7 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 9 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos