quinta-feira, 19 setembro 2024

E ECONOMIA

Preocupação com a escola coloca ilha cabo-verdiana numa rede global

Votos do utilizador: 2 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 Uma política especial de subsídios e prémios escolares no concelho de São Filipe, na ilha cabo-verdiana do Fogo, teve como reconhecimento a integração na Rede Global de Cidades de Aprendizagem da UNESCO, explicou  esta segunda-feira o município à Lusa.

Em cada ano letivo, a câmara apoia “aproximadamente 2.000 alunos”, inscritos no cadastro social único, referiu a vereadora Eva Spínola.

Um total de 1.400 beneficia de subsídio para transporte escolar, outros 200 alunos do ensino superior e escolas de formação recebem apoio para propinas e as restantes recebem conjuntos com material e uniformes.

Há ainda distinções para os alunos com os melhores resultados.

"Todos os anos, a Câmara Municipal de São Filipe premeia os melhores alunos, do primeiro até ao 12.º ano dos quatro agrupamentos escolares na ilha", destacou.

No município vivem cerca de 20.000 pessoas, numa ilha do sul do arquipélago, dominada pela paisagem lunar que rodeia o vulcão do Fogo.

Há três anos, “São Filipe foi o primeiro município em Cabo Verde a elaborar o regulamento municipal de ação social escolar, que regulamenta todo o tipo de apoio que é atribuído desde o pré-escolar até ao ensino superior", explicou Eva Spínola.

Em maio de 2023, a autarquia candidatou a iniciativa à Rede Global de Cidades de Aprendizagem da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O objetivo do programa municipal de apoio escolar é que "todos os alunos tenham as mesmas condições de acesso e as mesmas oportunidades de ensino".

"Combatemos as desigualdades, para que nenhum aluno fique de fora do sistema de ensino por [falta de} condições económicas, perdendo oportunidade", referiu a vereadora.

A ação rendeu frutos.

Há cerca de duas semanas, a Unesco anunciou a inclusão de 64 cidades de 35 países na rede global.

Na lista há cinco cidades de países lusófonos: Curitiba, Leme e Recife, no Brasil, Fundão, em Portugal e São Filipe, em Cabo Verde, “um reconhecimento pelos esforços em tornar a aprendizagem ao longo da vida, uma realidade para todos". 

"Estamos orgulhosos da nossa cidade. O reconhecimento é o compromisso que assumimos com São Filipe. Estamos a trabalhar a educação como uma das áreas prioritárias", salientou.

“É um esforço feito para tornar o município ainda mais competitivo e incentivar outras cidades", concluiu Eva Spínola.

A Semana com Lusa

27 de fevereiro 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 11 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 6 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 9 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos