sexta-feira, 22 novembro 2024

E ECONOMIA

Draghi prevê mais incentivos na zona euro

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Se a inflação na zona euro não recuperar, o Banco Central Europeu vai lançar novos incentivos económicos, entre mais cortes nas taxas de juro e aquisição de ativos. Foi a afirmação de Mario Draghi em Sintra, no último Fórum do BCE em que irá participar como presidente deste organismo, uma vez que o seu mandato termina a 31 de outubro.

Um pouco por toda a Europa os juros da dívida soberana caíram. Em Portugal, as obrigações a dez anos atingiram menos de 0,6%, um mínimo histórico, revela Euronews.

Quem não viu com bons olhos estas declarações foi o presidente dos Estados Unidos, que não tardou em manifestar o descontentamento, como é claro, no Twitter.

Nas palavras de Donald Trump, os incentivos anunciados por Draghi "fizeram com que se registasse uma queda imediata do euro face ao dólar, o que torna mais fácil aos europeus competirem com os americanos. Há anos que isto se faz impunemente, assim como acontece com a China e outros".

Por outro lado, os mercados europeus reagiram sorridentemente a este cenário. As bolsas de Milão, Paris e Frankfurt encerraram a jornada com subidas acima dos 2%. Em Lisboa, o PSI20 terminou a ganhar 1,22%.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 15 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 14 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 12 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos