sexta-feira, 07 fevereiro 2025

Caso Primeira Dama/Declaração do PR: Um exemplo de CORAGEM e de HUMILDADE sem precedente na história de Cabo Verde - Janira Hopffer Almada

Votos do utilizador: 3 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 
 
Num post publicado na sua página de Facebook, a deputada e ex-líder do PAICV, Janira Hopffer Almada, volotu à  carga sobre o caso do salário  alegamente ilegal da Primeira Dama, com  foco na recente mensagem à Nação do Presidente da República, José  Maria Neves, que considerou ser um exemplo de CORAGEM e de HUMILDADE sem precedente na História de Cabo Verrde.« Este é, sem dúvidas, um exemplo de CORAGEM e de HUMILDADE, sem precedente, na História do nosso País!HUMILDADE, porque assumiu a sua parte da responsabilidade, por esses pagamentos, apesar de estarmos todos conscientes, que a única falha da Presidência foi ter confiado, de boa fé, no Governo, que, infelizmente, não teve a mesma postura, durante todo esse 'processo'!CORAGEM porque, não obstante não ter ocorrido, ainda, o 'posicionamento' do Tribunal de Contas - que durante estes dois anos, poderia ter feito Fiscalização Concomitante, mas não a fez, por razões que merecem ser esclarecidas - o Presidente da República colocou a confiança que os Cabo-verdianos sempre tiveram nele, em primeiro lugar, e não permitiu que essa questão - apesar dos evidentes objectivos e motivações, do Primeiro-Ministro e do seu Governo - fragilizasse a confiança dos Cabo-verdianos no Mais Alto Magistrado da Nação», fundamentou.
 
Janira Hopffer Alamada diz esperar que outras entidades e personalidades nacionais, nomeadamente o Primeiro-minsitro Ulisses Correia e Silva, sigam esse exemplo do PR José Maria Neves.  «Resta saber que Entidades e Personalidades terão a coragem e a humildade do Senhor Presidente da República, para decidirem fazer a reposição, sem o posicionamento dos Tribunais.A propósito, vejo-me a questionar por que razão não foram julgadas as Contas da Gestão do actual Primeiro-Ministro, na Câmara Municipal da Praia... porque o Tribunal de Contas as deixou PRESCREVER...!E, nessas Contas, seria, de todo, interessante ver o 'enquadramento' e os valores investidos (ou melhor, enterrados), no Mercado do Coco», pediu. Veja a seguir o referido post, que  que publicamos na íntegra. 
 
   ***
 
 
APLAUSOS,MUITOS APLAUSOS, AO SENHOR PRESIDENTE!
 
Ontem(23 de Agosto), o Presidente da República se dirigiu ao País, para anunciar a reposição da totalidade dos valores pagos à Senhora Primeira-Dama!
 
Este é, sem dúvidas, um exemplo de CORAGEM e de HUMILDADE, sem precedente, na História do nosso País!
HUMILDADE, porque assumiu a sua parte da responsabilidade, por esses pagamentos, apesar de estarmos todos conscientes, que a única falha da Presidência foi ter confiado, de boa fé, no Governo, que, infelizmente, não teve a mesma postura, durante todo esse "processo"!
CORAGEM porque, não obstante não ter ocorrido, ainda, o "posicionamento" do Tribunal de Contas - que durante estes dois anos, poderia ter feito Fiscalização Concomitante, mas não o fez, por razões que merecem ser esclarecidas - o Presidente da República colocou a confiança que os Cabo-verdianos sempre tiveram nele, em primeiro lugar, e não permitiu que essa questão - apesar dos evidentes objectivos e motivações, do Primeiro-Ministro e do seu Governo - fragilizasse a confiança dos Cabo-verdianos no Mais Alto Magistrado da Nação!
Fica claro por que razão os Cabo-verdianos confiaram, tantas vezes, os destinos da Governação e da Nação, ao actual Presidente, Dr. José Maria Neves!
 
Um exemplo a seguir e caso Mercado do Coco
 
Que o seu exemplo (José Maria Neves) seja seguido por TODOS!
 
E que os critérios, bem como as regras, nas auditorias, inspecções e "julgamentos", de Dossiers passados, presentes e futuros, sejam os mesmos, para TODOS!
Se assim for, com a Inspecção das Finanças a ter a mesma postura, utilizando os mesmos critérios, haverá muita reposição a ser feita!
Seguramente!
Resta saber que Entidades e Personalidades terão a coragem e a humildade do Senhor Presidente da República, para decidirem fazer a reposição, sem o posicionamento dos Tribunais.
 
A propósito, vejo-me a questionar por que razão não foram julgadas as Contas da Gestão do actual Primeiro-Ministro, na Câmara Municipal da Praia... porque o Tribunal de Contas as deixou PRESCREVER...!E, nessas Contas, seria, de todo, interessante ver o "enquadramento" e os valores investidos (ou melhor, enterrados), no Mercado do Coco!
 
 
Coragem só para grandes homens
 
Pois! A coragem é, de facto, só para GRANDES HOMENS!
PARABÉNS, Senhor Presidente (José Maria Neves)!
Todos esses ataques apenas o fortaleceram, reforçando a confiança que a Nação tem em Si!
 
Janira Hopffer Almada
 
(Post publicado na sua página de Facebook: Intertitulos da responsabilidade da Redação do Jornal)

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Elisa Bettencourt
7 days

uma jovem que não tinha necessidade de frete politico, mas pronto é essa a geração que só sabe andar de boleia de camelo

Lucas Rincon
8 days 20 hours

Há muito tempo que os técnicos recomendaram "vestir" esses troços perigosos com redes metálicas.

Dje d Soncent
20 days 16 hours

Mulheres no poder

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos