A China conquistou este sábado a primeira medalha de ouro dos Jogos Olímpicos Paris2024, ao vencer a Coreia do Sul na final da prova de equipas mistas de carabina a 10 metros, na modalidade de tiro, conforme avança a Lusa.
Em Châteauroux, os chineses Huan Yuting e Sheng Lihao superaram os sul-coreanos Keum Jihyeon e Park Hajun, que ficaram com a medalha de prata, por 16-12.
A medalha de bronze foi arrebatada por Alexandra Le e Islam Stapayev, do Cazaquistão, que superaram por 17-5 os alemães Anna Janssen e Maximilian Ulbrich, no jogo de apuramento do terceiro e quarto lugares.
A cerimônia da abertura dos Jogos Olímpicos decorreu na tarde desta sexta-feira, 26, e teve como ponto alto o desfile de barco de 10.500 atletas por quase seis quilómetros, nas margens do rio Sena, contrariando ao que tem sido habitual, os desfiles nos estádios olímpicos.
A cerimónia de abertura, decorreu durante quatro horas, debaixo de chuva, com destaque também para diversas atrações artísticas.
Mais para o fim da cerimônia, o Presidente francês Emmanuel Macron, declarou abertos os Jogos da XXXIII Olimpíada.
A noite foi encerrada com a chama olímpica a iluminar Paris, e com um grande momento, com o retorno da cantora Céline Dion, que estava afastada dos palcos por causa de uma doença que afetava o seu desempenho vocal.
Outras artistas como Lady Gaga e Aya Nakamura, abrilhantaram ainda mais as comemorações da chegada das olimpíadas.
Cabo Verde conta com a presença de sete atletas, maior delegação de sempre do país, designadamente Samuel Freire, na meia-maratona, Jayla Pina e José Tati em natação, Nancy Moreira e David Pina no boxe, Victor Alvares d’Oliveira no esgrima e Djamila Correia e Silva no judo.
O pugilista David Pina e a judoca Djamila Correia e Silva foram os porta-estandartes do “Team Cabo Verde” na cerimónia de abertura.
Os atletas cabo-verdianos apresentaram-se devidamente equipados com calças e camisas brancas, com o tradicional “pano de terra” a sobressair, e sandálias pretas, enquanto os porta-estandartes exibiam a bandeira de Cabo Verde.
Os Jogos Olímpicos decorrem até 11 de agosto, onde está assegurada a participação de 10.500 atletas, em representação de 206 Comités Olímpicos.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments