A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) abriu até final do mês inscrições para trabalhos a apresentar no Simpósio Internacional Amílcar Cabral, a realizar de 08 a 12 de setembro, em Cabo Verde e na Guiné- Bissau.
“As instituições académicas da Guiné-Bissau e de Cabo Verde decidiram levar a cabo um conjunto de iniciativas, que decorrerão durante o ano de 2024, entre as quais se destaca a promoção conjunta do simpósio internacional”, dedicado ao centenário do líder das independências dos dois países, explica-se na nota de abertura de inscrições citada pela Inforpress.
O objetivo é “contextualizar a vida de Amílcar Cabral e as suas realizações dentro do panorama mais amplo da história africana e mundial” e as comunicações podem estar alinhadas com 13 eixos temáticos, que incluem o desenvolvimento socioeconómico de África, as questões agrárias ou as pontes para o novo diálogo Norte-Sul e Sul-Sul.
Conforme a mesma fonte, o simpósio decorrerá em 08 e 09 de setembro na Uni-CV e nos dias 11 e 12 de setembro nas instalações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), em Bissau.
Amílcar Cabral nasceu a 12 de setembro de 1924, em Bafatá, na então Guiné Portuguesa (hoje Guiné-Bissau), e foi assassinado a 20 de janeiro de 1973, em Conacri, Guiné.
As comemorações do centenário têm sido marcadas por diversos eventos académicos, culturais e políticos, em várias partes do mundo.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments