O programa Cabo Verde Digital de promoção do empreendedorismo e apoio à juventude recebeu o título de “campeão” num concurso da União Internacional das Telecomunicações (UIT), anunciou hoje o Governo do arquipélago.
A iniciativa governamental está entre 72 projetos “campeões” de todo o mundo que vão ser distinguidos na Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação, a decorrer a partir de segunda-feira, em Genebra, Suíça.
Destes projetos vão ainda ser escolhidos os vencedores em cada uma das 18 categorias a concurso, que abarcam áreas de atividade tão diversas como saúde, educação ou ambiente.
“Este reconhecimento internacional é fruto das políticas públicas do Governo e do talento das 'startups' cabo-verdianas, que são os verdadeiros responsáveis pelo sucesso do ecossistema. Mas não ficaremos por aqui, continuaremos a trabalhar incansavelmente para transformar Cabo Verde num 'hub' tecnológico de referência na nossa sub-região”, referiu o secretário de Estado da Economia Digital de Cabo Verde, Pedro Lopes, numa reação ao prémio.
Na síntese do projeto explica-se que o “sucesso do Cabo Verde Digital pode ser replicado nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) da África Ocidental, como a Guiné-Bissau ou São Tomé e Príncipe”.
O projeto apresenta a iniciativa de formação Kodê Verde e o programa de incubação de novas empresas como destaques.
Kodê Verde é o programa de formação em desenvolvimento de 'software' e tecnologia que pretende qualificar jovens sem competências na área e que já recebeu 110 alunos.
Já o programa de incubação de três meses “concentra-se em apoiar 'startups' com apoio financeiro e mentoria, preparando o terreno para prosperarem”.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments