quinta-feira, 06 fevereiro 2025

Cabo Verde e China celebraram protocolo de cooperação na área da saúde

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 Cabo Verde e China celebraram esta quarta-feira  na capital cabo-verdiana, Praia, um protocolo por seis anos (2024-2029) na área da saúde que dá continuidade à cooperação e apoio ao setor com deslocação de equipas médicas ao arquipélago.

“As nossas prioridades incluem a diferenciação dos cuidados e o fortalecimento dos serviços de saúde através de iniciativas inovadoras”, referiu a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, que classificou a cooperação ao longo de 40 anos como “inestimável” no apoio técnico e médico.

O protocolo foi rubricado pela governante e pelo embaixador da China em Cabo Verde, Xu Jie, que assinalou a assistência ao Hospital Agostinho Neto, na Praia, a construção da maternidade do Hospital Baptista de Sousa, no Mindelo, ilha de São Vicente, e a doação de equipamentos médicos como pontos importantes da cooperação, além da capacitação e intercâmbio académicos.

“Acredito que o espírito da equipa médica chinesa em salvar vidas continuará a ser transmitido e a amizade passará de geração em geração”, referiu.

Durante a cerimónia de hoje foi ainda entregue ao Hospital Agostinho Neto um conjunto de equipamentos médicos avaliados em cerca de 43 mil euros.

A primeira equipa médica chinesa chegou ao país em 1984, totalizando, até hoje, 21 deslocações, englobando cerca de 200 médicos em diferentes especialidades.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Elisa Bettencourt
6 days 6 hours

uma jovem que não tinha necessidade de frete politico, mas pronto é essa a geração que só sabe andar de boleia de camelo

Lucas Rincon
8 days 2 hours

Há muito tempo que os técnicos recomendaram "vestir" esses troços perigosos com redes metálicas.

Dje d Soncent
19 days 22 hours

Mulheres no poder

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos