O líder da UCID (oposição), João Santos Luís espera que os novos governantes sejam capazes de fazer aquilo que realmente o país precisa, ou seja, que se melhore as condições de vida dos cabo-verdianos.
O presidente dos democratas cristãos referia-se à remodelação governamental, e acrescentou que a melhoria das condições dos cabo-verdianos passa pela criação de emprego, atracção de investimentos e melhoramento do ambiente de negócios.
“Sem o melhoramento do ambiente de negócios, não podemos desenvolver nem crescer” indicou João Santos Luís, em declarações à RCV, que se mostra esperançado de que os novos ministros que agora entram para o Governo “possam fazer alguma coisa durante os cerca de 14 meses que faltam para o término do mandato” do actual executivo.
Para João Santos Luís, o número de 28 governantes que teve o executivo de Ulisses Correia e Silva “não favoreceu a eficácia”, pelo que vê com bons olhos a redução ora verificada.
Segundo o dirigente político, desde há algum tempo a esta parte que o seu partido vem chamando à atenção pelo número de governantes e diz que “Governo longo não traduz mais ineficiência do que eficiência”.
O Governo vai ter agora 22 elementos, mas a UCID entende que o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, poderia ter ido mais além, ou seja, reduzir mais o número de governantes.
Com esta remodelação, o Governo passa a ser integrado pelo primeiro-ministro, vice-primeiro-ministro e por 15 ministros e cinco secretários de Estado.
Olavo Correia fica com o cargo de ministro das Finanças, José Luís Sá Nogueira assume a liderança do Ministério do Turismo e Transportes, enquanto José Filomeno Monteiro passa a liderar o Ministério das Comunidades acumulando com o dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional.
Eurico Correia Monteiro foi nomeado ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, acumulando igualmente a função de ministro da Modernização do Estado e da Administração Pública, Jorge Figueiredo fica responsável pelo Ministério da Saúde e Vítor Coutinho entra para o cargo de ministro das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments