quarta-feira, 05 fevereiro 2025

PM de Cabo Verde aposta na formação profissional para regular migrações

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O primeiro-ministro de Cabo Verde defendeu esta terça-feira que a formação profissional de quem quer emigrar é “o instrumento mais adequado” para regular as migrações e protegê-las de situações de exploração.

Durante a sua intervenção após a assinatura de vários protocolos de cooperação no âmbito da VII Cimeira Portugal – Cabo Verde, que decorre em Lisboa, Ulisses Correia e Silva falou da aposta do seu país na criação de centros de excelência de qualificação profissional.

“É uma área em que estamos a apostar forte e Portugal tem sido um bom parceiro”, afirmou, referindo o “salto significativo” dado na cimeira, com o estabelecimento de um financiamento de seis milhões de euros (quatro milhões de euros da parte portuguesa e dois milhões de euros de Cabo Verde).

Este investimento, disse, vai capacitar os jovens, criar melhores condições de capacitação, virada para o emprego e para o alto rendimento, para o empreendedorismo”.

Todos eles sairão com um instrumento importante de trabalho e aqueles que queiram e tenham vontade de trabalhar, por exemplo, em Portugal, vêm já com um instrumento que garante a integração: a formação”, adiantou.

E acrescentou: “Dentro da do quadro da mobilidade laboral que temos em curso, garantimos um conjunto de condições de boa integração, proteção, segurança social, assistência médico e medicamentosa e um quadro de conformidades institucionais entre os nosso institutos de emprego e formação profissional que garante que essas condições sejam criadas”.

“Há necessidade de mostrar que este é o melhor modelo, comparando com aqueles que queiram sair sem proteção, sem um instrumento que lhes garanta um rendimento e um bom nível de integração em Portugal”, defendeu.

Este é o instrumento mais adequado para regular as migrações, as migrações que procuram trabalho, para ficarem protegidas de situações da exploração que sabemos que existe”, disse.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Elisa Bettencourt
5 days 13 hours

uma jovem que não tinha necessidade de frete politico, mas pronto é essa a geração que só sabe andar de boleia de camelo

Lucas Rincon
7 days 9 hours

Há muito tempo que os técnicos recomendaram "vestir" esses troços perigosos com redes metálicas.

Dje d Soncent
19 days 5 hours

Mulheres no poder

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos