quinta-feira, 06 fevereiro 2025

Montenegro aponta Cabo Verde como “parceiro prioritário” e VII Cimeira como “histórica”

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O primeiro-ministro apontou esta terça-feira Cabo Verde como “um parceiro prioritário” para Portugal e considerou histórica a VII Cimeira entre os dois países, com um balanço final de 30 instrumentos bilaterais acordados.

 

Montenegro destacou o memorando de entendimento que alarga uma linha de crédito para projetos de investimento empresarial até ao montante de 100 milhões de euros, que disse triplicar o anterior no valor de 30 milhões de euros.

 

Cabo Verde é um parceiro prioritário de Portugal. Foi simples dar o mote para esta cimeira, uma palavra chega: juntos. Juntos pelo futuro, pelo aprofundamento da nossa relação de fraternidade, seja de governos, seja dos povos”, afirmou Luís Montenegro, na conferência de imprensa final da VII cimeira bilateral Portugal-Cabo Verde, ao lado do seu homólogo Ulisses Correia e Silva.

Para o primeiro-ministro português, a cimeira que hoje termina pode ser considera “histórica” pelo número a abrangência de acordos assinados.

Portugal e Verde acordaram na VII Cimeira entre os dois países 30 instrumentos bilaterais, vinte dos quais foram já assinados entre hoje e segunda-feira, restando dez para serem firmados por várias entidades.

Montenegro destacou o memorando de entendimento que alarga uma linha de crédito para projetos de investimento empresarial até ao montante de 100 milhões de euros, que disse triplicar o anterior no valor de 30 milhões de euros.

O alargamento do programa de conversão de dívida pública em investimento verde, através do Fundo Climático e Ambiental de Cabo Verde – que triplica dos 12,5 milhões de euros iniciais para atingir até 42,5 milhões de euros até 2030 – e o reforço da aposta na formação através de Centros de Excelência de Formação Profissional em Cabo Verde foram outros acordos destacados por Montenegro.

O desafio que temos pela frente é executar. Não queremos que esta cimeira seja um conjunto de declarações, de propósitos plasmados em documentos, também é importante, mas vamos ter de levar para o terreno, para a realidade concreta”, desejou.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Elisa Bettencourt
5 days 16 hours

uma jovem que não tinha necessidade de frete politico, mas pronto é essa a geração que só sabe andar de boleia de camelo

Lucas Rincon
7 days 12 hours

Há muito tempo que os técnicos recomendaram "vestir" esses troços perigosos com redes metálicas.

Dje d Soncent
19 days 8 hours

Mulheres no poder

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos