quarta-feira, 05 fevereiro 2025

Dom Arlindo Furtado alerta: “Cabo Verde precisa de estabilidade familiar como de pão para a boca”

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O cardeal Dom Arlindo Furtado alertou hoje, na cidade da Praia, para a necessidade de as famílias cabo-verdianas alcançarem “maior estabilidade”, essencial para o bem-estar emocional dos casais e o desenvolvimento saudável das crianças.

"Cabo Verde precisa de estabilidade familiar como de pão para a boca", afirmou o cardeal, realçando o “impacto positivo” que a harmonia familiar pode ter nas gerações futuras.

Dom Arlindo Furtado fez estas declarações à imprensa no final do encontro que manteve com o Presidente da República para apresentação de cumprimentos de Ano Novo.

Arlindo Furtado também alertou para o aumento de casos de stress e síndrome de burnout na sociedade cabo-verdiana, enfatizando a necessidade de prevenir esses problemas, através de uma educação voltada para o autoconhecimento, o diálogo e a resolução pacífica de conflitos.

Chamou atenção ainda para o deficit de formação afectiva e sexual entre jovens, destacando a importância de preparar os jovens para relações saudáveis e respeitosas, combatendo preconceitos e atitudes machistas que ainda afectam a sociedade. 

"Não há razão para sermos tão infelizes por causa de relacionamentos tóxicos e comportamentos errados", destacou o cardeal, reforçando o papel da Igreja na formação de valores.

Dom Arlindo Furtado realçou a necessidade de um esforço colectivo para criar espaços de diálogo e perdão, promovendo uma convivência mais positiva, tanto no âmbito familiar quanto no profissional.

Com a aproximação das celebrações dos 500 anos da presença da Igreja Católica em Cabo Verde, Dom Arlindo reforçou o compromisso da instituição em continuar contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e equilibrada. 

Ele sublinhou que esse objectivo depende de esforços conjuntos entre a Igreja, as famílias, as instituições públicas e privadas e a classe política.

“De mãos dadas, vamos construir um Cabo Verde melhor, na diversidade, mas também na união. Cada um deve fazer a sua parte com humildade e responsabilidade”, reforçou o cardeal.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Elisa Bettencourt
5 days 13 hours

uma jovem que não tinha necessidade de frete politico, mas pronto é essa a geração que só sabe andar de boleia de camelo

Lucas Rincon
7 days 9 hours

Há muito tempo que os técnicos recomendaram "vestir" esses troços perigosos com redes metálicas.

Dje d Soncent
19 days 5 hours

Mulheres no poder

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos