quinta-feira, 06 fevereiro 2025

Presidente da Geórgia pede anulação das eleições legislativas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 A Presidente da Geórgia, Salome Zurabishvili, em rutura com o governo de Tbilisi, pediu hoje ao Tribunal Constitucional a anulação das eleições legislativas que a oposição considera terem sido manipuladas.

"A Presidente apresentou um recurso ao Tribunal Constitucional para anular os resultados das eleições legislativas de 26 de outubro, com base em violações generalizadas do caráter universal do voto e do segredo do escrutínio", disse Eka Beselia, advogada que representa a chefe de Estado pró-ocidental.

O partido no poder, o Sonho Georgiano, do primeiro-ministro Irakli Kobajidze, conotado com a Rússia, venceu as eleições de outubro.

Desde a divulgação dos resultados das eleições, que a Geórgia tem estado em turbulência, com o presidente da oposição pró-europeia do país, Salome Zurabishvili, a acusar a Rússia de estar a manipular as eleições.

Nos resultados definitivos, a comissão confirmou a vitória do Sonho Georgiano com 53,93% dos votos, o que se traduz em 89 lugares, uma maioria extremamente confortável em relação à Coligação para a Mudança, na oposição (11,03%, 19 lugares).

No sábado, a polícia georgiana dispersou na capital, Tbilisi, um novo protesto em frente à sede da Comissão Eleitoral durante a sua avaliação das eleições.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Elisa Bettencourt
6 days 1 hour

uma jovem que não tinha necessidade de frete politico, mas pronto é essa a geração que só sabe andar de boleia de camelo

Lucas Rincon
7 days 21 hours

Há muito tempo que os técnicos recomendaram "vestir" esses troços perigosos com redes metálicas.

Dje d Soncent
19 days 17 hours

Mulheres no poder

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos