sábado, 14 dezembro 2024

C CULTURA

António Firmino expõe pinturas sobre "Vivências Cabo-verdianas" em Lisboa

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Organizada pelo Centro InterculturaCidad, o artista plástico cabo-verdiano António Firmino expõe, esta sexta-feira, 12, em Lisboa, obras de arte intituladas "Vivências cabo-verdianas".

 

A pintura deste artista cabo-verdiano foi, desde cedo, muito marcada por uma forte relação com a terra e o imaginário de Cabo Verde. Pode-se dizer que a obra de António Firmino é um fato consumado de quadros com vida própria.

A pobreza, a seca, a natureza das ilhas, as festas tradicionais, os atos religiosos, paisagens marinhas, algumas cenas históricas de naufrágios, retratos, entre outros, são os aspetos que surgem com frequência na temática estabelecida e dentro de uma ordem muito pessoal do pintor, com destaque para a vida noturna mindelense, e numa forma de estar com caraterísticas do povo de Cabo Verde, maneira de combater e esquecer os problemas do quotidiano.

Sobre o artista

Segundo a produção, António Firmino nasceu na cidade do Mindelo, na ilha de S. Vicente em Cabo Verde. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade Nova de Lisboa e em Estudos Franceses pela Universidade de Toulouse. Possui ainda um mestrado em comunicação educacional multimédia, e duas pós-graduações na área educacional, obtidas em Inglaterra. Autodidata, a sua pintura foi desde cedo muito marcada por uma forte relação com a terra e o imaginário de Cabo Verde. Está radicado em Portugal há alguns anos, onde tem efetuado diversas exposições e participado em inúmeras atividades culturais relacionadas com o universo das comunidades cabo-verdianas e lusófonas em geral.

Amante da música tradicional da sua terra natal, presença assídua - quando não mesmo impulsionador - das sempre recordadas noites de serenata no Mindelo dos anos 70, acabou sendo enfeitiçado pela criatividade musical natural do ilhéu, passando ele próprio a compor e a tocar violão. Essa atividade suscitou-lhe ainda o mote para a sua pintura, a que chamaria mais tarde de “Serenata Mágica”.Está representado em diversas coleções privadas em Cabo Verde, em Portugal e em diversos outros países.

Celso Lobo

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Xalala
9 days 8 hours

Vai investigar nada Bundão!

Valdo de Pina
11 days 6 hours

O UCS só ouve a própria voz, numa sinfonia desafinada que ecoa a era de Carlos Veiga no poder. Duas relíquias teimosas,

Teste
20 days 21 hours

Isto é somente um teste. Porque não vejo os comentários das pessoas debaixo da notícia como antes?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos