terça-feira, 27 fevereiro 2024

São Vicente/Santo Antão: SINDEP garante adesão acima dos 90% dos professores no primeiro período da greve

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O primeiro período do primeiro dia da greve dos professores em São Vicente e Santo Antão foi considerado positivo pelos representantes do Sindicato Nacional dos Professores (Sindep), que destacaram uma média de participação da classe acima dos 90%. Além da continuidade da greve, esta quinta-feira,23, os docentes promovem uma manifestação de protestos pelas ruas do Mindelo e dos principais centros urbanos de Santo Antão.

Em São Vicente, segundo secretário permanente Nelson Cardoso, houve uma adesão entre 95% e 97% dos docentes. No entanto, detalhou que no ensino básico chegaram a aderir quase 100%. Por outro lado, esclareceu que, para o secundário, entenderem excluir a participação dos profissionais que têm contrato de prestação de serviço e de pessoas religiosas.

A mesma fonte anunciou que amanhã,23, está prevista em São Vicente uma manifestação de protestos contra o governo de República a partir das 9 horas, seguindo o seguinte trajeto: Rua Lisboa/Rua Machado/Praça Nova/Avenida 5 de Julho/ Avenida marginal, com concentração frente à Delegação do Ministério da Educação.

Santo Antão: Forte adesão à greve e protestos de rua

Em entrevista a esta jornal, Secretário Executivo do Sindep no Porto Novo, João Miguel Brito Santos, informou, por seu turno, que tiveram uma adesão geral de 95%, no 1º período do dia da grave.
Já a nível do ensino básico revelou que se contabilizou uma adesão de 100%, ao contrário dos 95% registados nos liceus do Concelho e da Escola Técnica.

João Miguel ressaltou que, para esta quinta-feira ,23, tem agendado uma manifestação de protestos dos docentes, com a concentração na Praça do Pescador pelas 9 horas.

Conforme a secretária permanente do SINDEP, Osvaldina Assunção Santos, nos concelhos de Paul e da Ribeira Grande a adesão à greve ficou entre os 80 e 90%, tanto no ensino básico como no secundário. Por isso, classificou como sendo boa a participação dos docentes na greve geral iniciada hoje.

Osvaldina garantiu ainda à reportagem do A Semana online que planeiam para esta quinta-feira,23, que cada professor se concentre na sua escola com uma distância de 100 metros, antes de partirem depois para uma manifestação de protestos com vista a se exigir do governo a resolução urgente de todas as reivindicações da classe docente cabo-verdiana.

Anilza Rocha/Redação

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Tota
7 days 16 hours

CV nas mãos destes malfeitores, o povo está lixado. Porque para além de corruptos são incompetentes e diabólicos

Comentário bodona
21 days 8 hours

Parece que as coisas estão a complicar-se e de que maneira no Senegal.

Efrem Soares
27 days 14 hours

Para agradecer a reação positiva dos amigos no messenger, pelas mensagens enviadas, e propor para comentarem aqui no on

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana@gmail.com
asemana.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 | 993 28 23 | 9727634
Contacte - nos

Outras Referências