sexta-feira, 29 março 2024

Amnistia acusa Kiev de pôr civis em perigo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O relatório da Amnistia Internacional publicado na quinta-feira, ao fim de um inquérito de quatro meses, acusa o Exército ucraniano de pôr civis em perigo ao colocar infraestruturas militares em áreas residenciais. Em resposta indignada, o presidente Volodymyr Zelensky chega a acusar a ong de "tentar amnistiar o Estado terrorista" russo ao pôr “a vítima e o agressor em pé de igualdade".

Esta sexta-feira a secretária-geral da Amnistia defendeu o relatório cujas conclusões estão "assentes em provas obtidas durante investigações de grande amplitude submetidas às mesmas normas rigorosas e processos de verificação que caraterizam o trabalho da Amnistia Internacional", garante Agnès Callamard.

No relatório, a AI "indicou claramente que as práticas militares ucranianas" descritas, que incluem a instalação de infraestruturas militares em escolas e hospitais, "não justificam em nada as violações sistemáticas do direito internacional pela Rússia", reafirmou a secretária-geral.

Zelensky considerou que “ignorar as violações cometidas por uma parte privilegiada em relação a outra não devem constituir uma forma de abordar a questão dos direitos humanos” e que o relatório da AI "coloca de uma certa maneira a vítima e o agressor em pé de igualdade".

A responsável da AI lamentou a reação das autoridades ucranianas "que se arrisca a paralisar uma discussão legítima e importante destas questões" sobre a proteção de civis. Sublinhou ainda que dirigiu um pedido de reação ou de comentário antes da publicação do relatório –- e que o governo de Kiev não respondeu.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

José Anónimo
20 hours 27 minutes

E, porque é que não pedem um parecer aos utentes? Qual é o impacto se um jet-ski provocar um acidente a um banhista?

Meu nome
13 days 23 hours

nhoz fulia mpd na mar nhoz txora so saco plastico ki pod dentu del

José Teodoro de Jesus Cardoso
14 days 16 hours

Concordo contigo Cesar, e quem é contabilista de verdade e ama a sua profissão deve subscrever a este artigo.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana@gmail.com
asemana.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 | 993 28 23 | 9727634
Contacte - nos

Outras Referências