segunda-feira, 16 setembro 2024

Paicv reage com normalidade às buscas na Câmara da Praia mas estranha o silêncio do TdC sobre contas da gerência do ex-edil Ulisses Correia e Silva não homologadas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O PAICV, através  do seu secretário-geral, afirmou hoje, em conferência de imprensa, reagir  com normalidade e tranquilidade às buscas na Câmara Municipal da Praia, desencadeadas pela Procuradoria Geral da República. Mas lembrou que  as contas de 2010, 2011 e 2012, período em que era presidente da Câmara o atual Primeiro-ministro, não foram homologadas pelo tribunal de contas e até agora ninguém disse nada sobre elas e nenhuma consequência se conhece.

 

“O MpD ignora tudo isso e aposta na estratégia de Judicialização da Política, vaticina e sentencia a perda do mandato do Edil Francisco Carvalho. Quer tomar a Câmara da Praia na Secretaria!”, apontou o SG do PAICV.

Julião Varela, que é tambem deputado da Nacão,  contra-ataca, descartando a existência de “processo e factos” que levem à perda de mandato do presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho. Advertiu   que não deixa de ser estranho e preocupante que na sequência das buscas vem o MpD a proferir a sua sentença, tentando  condicionar e influenciar investigações numa atitude tendenciosa e maliciosa, centrando apenas às questões na busca relativa à gestão de Francisco Carvalho denunciadas numa carta, sem qualquer auditoria e o necessário contraditório e ignorando a parte mais relevante dessas buscas que tem a ver com os factos trazidos nos relatórios de auditorias realizados pelo próprio Ministério das Finanças, aos Fundos do Ambiente e Turismo entre 2017 e 2020.

 

 O MPD diz que tardaram essas buscas e o PAICV concorda. Com efeito, as contas de 2010, 2011 e 2012, período em que era presidente da Câmara o atual Primeiro-ministro, não foram homologadas pelo Tribunal de Contas e até agora ninguém disse nada sobre elas e nenhuma consequência se conhece”, advertiu.

 

 

Acrescentou ainda que a Câmara da Praia, liderada na altura por Óscar Santos, foi a autarquia que mais irregularidades e ilegalidades cometeu no financiamento de projectos com o dinheiro dos Fundos do Turismo e Ambiente.

Apontou situações de irregularades graves  como:

  • Situações de contratos celebrados de “forma irregular;
  • Desembolsos com “violação” de procedimentos legais;
  • Projectos com duplo financiamento;
  • Uso abusivo e ilegal do Ajuste direto;
  • Indícios de “simulação” de procedimentos de contratação pública;
  • Celebração de contrato com empresa sem capacidade técnica e financeira.

No entanto , Varela denunciou que a  maior gravidade disto tudo é que, de acordo com o relatório da IGF, os documentos disponibilizados à equipa de auditoria referentes ao concurso restrito para a contratação da Elevolution Engenharia para as obras de asfaltagem do Ténis e Liceu Domingos Ramos “apresentam indícios de serem forjados”, visto que “foram pagos indevidamente nesta obra o montante de 44.722.104 CVE, sendo que destes, 10.807.916 CVE foram fora do quadro de financiamento do Fundo”.

 

MpD aposta na judicialização da politica pressão aos tribunais

 

O MpD ignora tudo isso e aposta na estratégia de Judicialização da Política, vaticina e sentencia a perda do mandato do Edil Francisco Carvalho. Quer tomar a Câmara do Praia na Secretaria!”, apontou

O  mesmo referiu  que esta atitude já expressa, inclusive pelo Presidente do MpD de querer tomar a Câmara da Praia, “custe o que custar” está a transformar-se em obsessão e cisma.

Conforme salientou, devem explicar aos praienses quais as verdadeiras razões dessa cisma que seguramente não será apenas por vontade de trabalhar, pois la estiveram 12 anos e deixaram a cidade da Praia mergulhada em especulações imobiliária, um mega processo judicial ligada a máfia de terrenos por resolver, além de vários outros casos denunciados e que se encontram nas barras da Justiça.

 

Solidariedade para com o Edil da Praia e alerta à população

 

O PAICV reiterou  a sua total confiança em Francisco Carvalho e manifesta- lhe total solidariedade e apoio e exorta aos praienses em particular e aos cabo-Verdianos em geral a acompanharem a situação e a estarem atentos a todas as manobras do Governo e do MpD que possam pôr em perigo a Democracia e a própria integridade física das pessoas, considerando o nível de desespero que vem demonstrando.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

D. G. WOLF
13 days 2 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
17 days 4 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

António
18 days 21 hours

Abro radio e tv oiço aplicacao de milhões e milhoes escudos , de um momento para outro. Cifrões serios e não serios

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos