quinta-feira, 18 abril 2024

Presidente de Cabo Verde felicita partido no poder pelo seu 34.º aniversário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, felicitou o Movimento para a Democracia (MpD), partido no poder em Cabo Verde, pelo seu 34.º aniversário, anunciou hoje a presidência cabo-verdiana.

Numa carta enviada ao presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, também primeiro-ministro cabo-verdiano, o chefe de Estado considerou que se trata de uma “data marcante para todos os seus fundadores, militantes e dirigentes”.

José Maria Neves, antigo primeiro-ministro e eleito Presidente da República com apoio do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, na oposição parlamentar), entendeu ainda que o MpD foi um “destacado protagonista da transição para a democracia”, que viria acontecer um ano depois da sua fundação, em 14 de março de 1990.

O MpD foi ainda protagonista da “fundação do Estado de Direito Democrático e de importantes reformas políticas, económicas e sociais, e tem sido um partido com grande força representativa na sociedade cabo-verdiana”, completou Neves.

Num momento considerado “crucial” da vida política do país, e com desafios internacionais complexos, o Presidente cabo-verdiano pediu “consensos” sobre questões nacionais essenciais, mesmo com as “diferenças e divergências” entre os dois partidos do arco do poder em Cabo Verde.

Fundado em 14 de março de 1990, 15 anos após a independência (1975) em que o PAICV foi o partido único em Cabo Verde, o MpD viria a ganhar as primeiras eleições multipartidárias em 1991, e governado durante os 10 anos seguintes.

O PAICV voltou ao poder em 2001 e governou o arquipélago até 2016, ano em que o MpD voltou o poder.

A Semana com Lusa

15 de Março de 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Amorim
6 days 13 hours

Que se diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Amorim
6 days 13 hours

Reduzir custos que seja com a prata da casa.

Amorim
7 days 10 hours

Álcool mata e pode induzir à prática de crime. Aorendam.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências