O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, destacou quarta-feira as “conquistas marcantes” do País em 2025, augurando um futuro de "confiança e união" para todos os cabo-verdianos, na sua tradicional mensagem de Natal.
Ulisses Correia e Silva salientou ainda a “recuperação económica robusta” do arquipélago, com a taxa de desemprego a atingir o nível mais baixo de sempre e a redução da pobreza, colocando o país no “caminho certo” para eliminar a pobreza extrema até 2026.
O chefe do Governo sublinhou que 2025 foi um ano em que “Cabo Verde provou ao mundo que quando acredita, consegue".
Entre os principais feitos, destacou a graduação de Cabo Verde como país de Rendimento Médio Alto, bem como o segundo país mais estável de África e a histórica presença de Cabo Verde na Copa do Mundo de Futebol, pela primeira vez.
Ulisses Correia e Silva salientou ainda a “recuperação económica robusta” do arquipélago, com a taxa de desemprego a atingir o nível mais baixo de sempre e a redução da pobreza, colocando o país no “caminho certo” para eliminar a pobreza extrema até 2026.
Para o próximo ano, Correia e Silva anunciou medidas concretas, no que tange a fixação do salário mínimo nacional em vinte cinco mil escudos, a aplicar em 2027.
Apontou o aumento da pensão social dos idosos para sete mil escudos, a partir de Janeiro de 2026, a continuação da valorização salarial dos funcionários públicos, execução de um "forte programa" de habitação jovem e construção de mais mil casas sociais, como projectos para 2026.
Destacou igualmente como projectos do Governo a expansão do acesso ao ensino superior, formação profissional e empreendedorismo para os jovens e a conclusão de “infraestruturas essenciais”, como estradas, centros de saúde e sistemas de abastecimento de água.
O governante propôs atingir a meta de 35% de produção de electricidade, a partir de energias renováveis, investimentos estratégicos nos portos e aeroportos, com melhorias previstas nos transportes aéreos e marítimos.
Apesar dos ganhos que Cabo Verde alcançou este ano, Ulisses Correia e Silva reconheceu que “ainda há muito a ser construído”.
Por isso, apelou à união de todas as famílias, os jovens, empresários e a diáspora, para que Cabo Verde consiga duplicar o seu potencial de crescimento económico e atingir o patamar do país de Rendimento Alto.
O primeiro-ministro terminou a sua mensagem de Natal com apelo à inspiração colectiva, evocando o exemplo dos Tubarões Azuis, a selecção nacional de futebol, e desejando um Feliz Natal e um próspero 2026 a todos os cabo-verdianos.
A Semana com Inforpress








Terms & Conditions
Report
My comments