domingo, 31 agosto 2025

São Vicente: Há 13 desabrigados no centro de estágio e três pessoas continuam desaparecidas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A comandante regional do Serviço Nacional da Protecção Civil e porta-voz do gabinete de crise disse esta quarta-feira que 13 pessoas desabrigadas pelas chuvas foram alojadas no Centro de Estágio do Mindelo e três continuam desaparecidas.

 

 

Até este momento, informou, contabilizam-se oito vítimas mortais, sendo sete provocadas pelas inundações cujas idades estão compreendidas entre os 02 e os 35 anos. Houve ainda mais uma morte que ocorreu na noite de segunda-feira por eletrocussão.Três pessoas continuam desaparecidas, duas do sexo feminino e uma do sexo masculino. Segundo a mesma fonte, ainda continuam as buscas no mar para ver se há cadáveres e em terra, porque uma dessas pessoas tem problemas mentais e pode estar a deambular-se pela cidade. 

 

Vitória Veríssimo avançou estes dados, no Mindelo, durante uma reunião do gabinete de crise com o Presidente da República, José Maria Neves, que foi conhecer a situação de São Vicente pós catástrofe e as acções que estão em curso.

Segundo a mesma fonte, a escola de Monte Sossego já está preparada para receber desalojados e as estruturas de saúde de São Vicente estão a disponibilizar atendimento psicológico às famílias afectadas.

Com a chegada de militares, que vieram das outras ilhas,  iniciaram-se os trabalhos de limpeza nas zonas prioritárias tais como estruturas de saúde, depósito de medicamentos e de vacina da ilha. 

Até este momento, informou, contabilizam-se oito vítimas mortais, sendo sete provocadas pelas inundações cujas idades estão compreendidas entre os 02 e os 35 anos. Houve ainda mais uma morte que ocorreu na noite de segunda-feira por eletrocussão.

Três pessoas continuam desaparecidas, duas do sexo feminino e uma do sexo masculino. Segundo a mesma fonte, ainda continuam as buscas no mar para ver se há cadáveres e em terra, porque uma dessas pessoas tem problemas mentais e pode estar a deambular-se pela cidade. 

Informou também que foram recolhidas 23 viaturas, algumas que estavam no mar e outras em terra totalmente danificadas. 

Conforme a comandante regional do Serviço Nacional da Protecção Civil, as zonas de derrocada iminente foram mapeadas para monitorização e acção. A protecção civil também dispõe de um dessalinizador de água portátil para produzir água para servir a população. 

Quanto à limpeza das vias, Vitória Veríssimo disse que foi feita a limpeza da estrada que dá acesso à zona de Salamansa mas a via que liga Norte de Baía ao Calhau continua cortada por causa da queda de rochas.

No centro da cidade do Mindelo há equipas a trabalhar constituídas por militares em diferentes pontos críticos, das quais na Avenida 12 de Setembro e na Praça Estrela.

Mas Vitória Veríssimo também pediu à população para ajudar na limpeza e desobstrução das vias.

O gabinete de crise é construído pela comandante regional do Serviço Nacional da Protecção Civil, por elementos das Forças Armadas, da Cruz Vermelha, da Polícia Nacional entre outras instituições.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Mario
1 day 6 hours

Faça-se o monumento! A história vai agradecer!

Terra
1 day 12 hours

A democracia em Cabo Verde nao existe direitos da liberdade so existe para os políticos? Me disculpa dereito de falar.

Filomena
1 day 23 hours

Oxalá se resolva de uma vez por todas o probkema dos transportes para a Brava. Quem é esse. engracado que vaticinou que ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos