quarta-feira, 21 maio 2025
enfrdeitptes

Disputa da liderança do PAICV. Camisão de Fiscalização pede rigor no registo de novos militantes

Votos do utilizador: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

O órgão de fiscalização do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição parlamentar) pediu hoje rigor na inscrição de militantes, após o registo de 3.000 novos militantes nos últimos dias, a caminho das eleições internas.

 

No conjunto de recomendações que hoje divulgou, a Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização do PAICV recordou que os cadernos eleitorais internos são inalteráveis nos 30 dias que antecederem cada votação.

 

 

“Nos últimos dias, foram registadas quase 3.000 novas inscrições, que deverão todas ser verificadas para garantir que cumprem as normas estatutárias”, lê-se numa deliberação da Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização, hoje divulgada na Internet, que inclui diversas recomendações.

O Conselho Nacional marcou as eleições diretas para presidente do partido para 30 de março, seguindo-se o congresso, de 02 a 04 de maio.

Nas eleições internas de 2021 participaram mais de 40% dos cerca de 35 mil militantes.

O atual presidente, Rui Semedo, já anunciou que não se recandidata, havendo outros quatro nomes na corrida à liderança do PAICV, que tem alternado com o Movimento pela Democracia (MpD) na governação do arquipélago e que desde dezembro domina, pela primeira vez, o mapa autárquico (liderando 15 das 22 municípios).

Concorrem à liderança do PAICV os presidentes das câmaras municipais da Praia, Francisco Carvalho, e de São Filipe, Nuias Silva; o deputado pelo círculo da Europa, Francisco Pereira; e o empresário e presidente da Câmara de Turismo de Cabo Verde, Jorge Spencer Lima.

No conjunto de recomendações que hoje divulgou, a Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização do PAICV recordou que os cadernos eleitorais internos são inalteráveis nos 30 dias que antecederem cada votação.

Apenas os militantes com quotas em dia podem ser candidatos” ou delegados ao congresso, “mas todos os militantes (mesmo sem quotas em dia) podem exercer o direito de voto”, lê-se no documento.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Perguntei a IA
5 days 3 hours

Senhor Secretário de Estado, acabei de perguntar à AI, o que achava da sua intervenção, olhe aqui vai: O que há é conv ...

adilson
5 days 3 hours

O Secretário de Estado da Economia Digital parece um peixe exótico abandonado num aquário vazio, largado em pleno oceano p ...

jcf
5 days 8 hours

Ah, mas que teatro de cordialidades coloniais recicladas — com bandeiras a tremular ao vento e discursos ensaiados até à ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos