sábado, 05 julho 2025

Deputados cabo-verdianos aprovam comissão para celebrar 50 anos de independência

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os deputados cabo-verdianos aprovaram hoje, na especialidade, a proposta de lei que cria a Comissão Nacional Organizadora das Comemorações do 50.º Aniversário da Independência Nacional, a celebrar este ano, com atividades no país e na diáspora.

 

A comissão será composta pelo Presidente da República, José Maria Neves, pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, pelo presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, entre outras figuras públicas e outras entidades.

 

Segundo a Lusa, o objetivo "é garantir que sejam reconhecidas como celebrações do Estado, envolvendo a sociedade civil e os órgãos de soberania", afirmou a ministra de Estado, Defesa e Assuntos Parlamentares, Janine Lélis.

A proposta de lei foi aprovada numa reunião conjunta de comissões especializadas.

"Agora será preparado um programa, que será apresentado à comissão de honra para apreciação e aprovação, para que possamos organizar uma festa bonita", adiantou a ministra.

A comissão será composta pelo Presidente da República, José Maria Neves, pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, pelo presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, entre outras figuras públicas e outras entidades.

Conforme ainda a Lusa, estudiosos cabo-verdianos e uma representante da diáspora sugeriram a publicação de um livro, a realização de um filme ou a preservação de arquivos que retratem o país e a sua memória como atividades para celebrar os 50 anos da independência.

O Governo de Cabo Verde tinha anunciado há um ano que iria ser criada uma comissão para comemorar os 50 anos da independência nacional.

Cabo Verde conquistou a independência de Portugal a 05 de julho de 1975, na sequência da queda do regime ditatorial português do Estado Novo a 25 de abril de 1974, que também ditou o fim do regime colonial ultramarino.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
2 days 5 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
2 days 12 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
2 days 23 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos