O multimilionário norte-americano Elon Musk negou ter feito uma saudação nazi após a tomada de posse de Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos, em Washington, acrescentando estar a ser alvo de um "golpe sujo".
"Francamente. Eles precisam de melhores golpes sujos. O ataque 'toda a gente é Hitler' está tão esgotado", escreveu o patrão da Tesla e da Space X numa mensagem publicada na rede social X, de que é proprietário.
O empresário norte-americano de origem sul-africana provocou polémica ao fazer duas vezes uma saudação, descrita por alguns jornais como "fascista" ou "nazi", enquanto outros defenderam que se tratou de um "gesto desajeitado".
O empresário encontrava-se a discursar no palco do complexo Capital One Arena, Washington, onde os apoiantes de Donald Trump se tinham reunido para um encontro com o novo chefe de Estado, algumas horas após a tomada de posse do 47.º Presidente dos Estados Unidos.
Musk, depois de agradecer aos presentes por terem permitido o regresso de Trump à Presidência, bateu no peito com a mão direita e estendeu o braço com a palma da mão aberta.
Em seguida, Musk repetiu o gesto, virando-se para a multidão que se encontrava atrás do palco.
A historiadora Claire Aubin, especialista em nazismo e neonazismo nos Estados Unidos, disse à Agência France Presse que o gesto de Elon Musk foi uma saudação nazi.
"Não demorou muito", criticou o congressista democrata Jimmy Gomez na redes social X.
Outra historiadora e especialista em fascismo, Ruth Ben-Ghiat, escreveu na mesma rede social, propriedade de Musk, que se tratou de uma "saudação nazi, agressiva".
Alguns jornais como o israelita Haaretz e o britânico Guardian, afirmaram que o multimilionário "parecia" ter feito uma saudação "fascista" ou de "estilo fascista".
"Pareceu [que Musk] esteve a aguentar durante algum tempo e finalmente conseguiu soltar-se. Como se tivesse estado a praticar em frente ao espelho para encontrar o ângulo certo", disse a democrata norte-americana Cori Bush na rede social X.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments