O Presidente da República felicitou o concelho de São Miguel pelo dia do município e do seu santo padroeiro, São Miguel Arcanjo, assinalado domingo, 29 de Setembro, destacando as conquistas alcançadas e os desafios que ainda persistem.
Numa carta de felicitações endereçada ao presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, e tornada pública esta segunda-feira, José Maria Neves expressou os seus votos de sucesso.
O chefe de Estado apontou avanços em termos de infra-estruturação do concelho, nomeadamente na requalificação urbana e ambiental, reabilitação de moradias e construção de casas de banho, de espaços comerciais, melhoria de acessibilidades, além de outras medidas de política implementadas tanto pela edilidade como pelo Governo.
O mais alto magistrado da Nação aproveitou a ocasião para encorajar a autarquia a continuar os seus esforços em prol do desenvolvimento e da dignidade dos munícipes, especialmente das camadas mais vulneráveis.
“A Barragem de Principal, mais uma vez, a transbordar, por estes dias, renova a esperança dos homens e das mulheres do campo e coloca em evidência as potencialidades deste município, que possui uma das mais belas bacias hidrográficas do país”, assinalou.
O Presidente da República sublinhou ainda a importância de uma gestão eficiente dos recursos disponíveis e a necessidade de fomentar sectores chave como a agricultura, a pesca, a agroindústria e o turismo.
“São Miguel possui todas as condições para dar um salto no seu desenvolvimento, se apostar em projetos estruturantes para dinamizar a economia local e resolver as questões prementes da população”, reflectiu.
Augurando que os festejos decorram “com muita alegria, amizade e paz”, José Maria Neves terminou a carta a felicitar, “de forma calorosa”, todos os munícipes de São Miguel, residentes na ilha de Santiago, ou em outras paragens de Cabo Verde, bem como aqueles que se encontram espalhados pelo mundo.
O município de São Miguel, no interior de Santiago, separado em 1996 como uma freguesia do concelho do Tarrafal, comemorou no dia 29 de Setembro, 27 anos da sua criação.
De acordo com o Censo 2021, São Miguel tem actualmente uma população residente de 12.966 habitantes, sendo 47,2 por cento (%) do sexo masculino e 52,8% do sexo feminino, representando 4,7% a nível da ilha de Santiago e 2,6% a nível de Cabo Verde.
Em termos de condições de vida, 86,3% dos 3.568 agregados familiares têm acesso à electricidade, 53,1% têm acesso à água canalizada da rede pública e 22,0 % utilizam outra fonte (poços, levada, nascente, outro), 65,7 % têm acesso à casa de banho, 39,7% usam gás e 57,7% usam lenha para cozinhar.
O Dia do Município coincide exactamente com o dia da celebração das festas de São Miguel Arcanjo, 29 de Setembro.
Desde 2008, o município de São Miguel vem sendo governado pelo Movimento para a Democracia (MpD).
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments