segunda-feira, 19 maio 2025
enfrdeitptes

Nações Unidas alertam para risco de "catástrofe iminente" no Médio Oriente

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
facebook sharing buttonA coordenadora especial das Nações Unidas para o Líbano, Jeanine Hennis-Plasschaert, alertou hoje que o Médio Oriente está “à beira de uma catástrofe iminente” com a recente escalada de violência entre Israel e o movimento islâmico Hezbollah.

“Com a região à beira de uma catástrofe iminente, nunca é demais sublinhar: Não existe solução militar que torne mais segura qualquer das partes”, disse, segundo a Lusa, a responsável na conta oficial X da missão das Nações Unidas no Líbano.

Hennis-Plasschaert manifestou preocupação depois de Israel ter realizado na sexta-feira bombardeamentos nos subúrbios a sul de Beirute, fazendo pelo menos 45 mortos, incluindo mais de uma dúzia de altos funcionários do Hezbollah.

Este bombardeamento israelita aconteceu depois de, em meados da semana passada, duas vagas de explosões simultâneas em milhares de aparelhos de comunicação de membros do Hezbollah terem feito 37 mortos e ferido quase 3.000 em diferentes partes do Líbano.

A comunidade internacional – Estados Unidos, União Europeia e Reino Unido - já se mostrou-se  este domingo preocupada com a escalada de tensão no Líbano, após os recentes ataques, e pediu um cessar-fogo urgente.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Perguntei a IA
2 days 16 hours

Senhor Secretário de Estado, acabei de perguntar à AI, o que achava da sua intervenção, olhe aqui vai: O que há é conv ...

adilson
2 days 16 hours

O Secretário de Estado da Economia Digital parece um peixe exótico abandonado num aquário vazio, largado em pleno oceano p ...

jcf
2 days 21 hours

Ah, mas que teatro de cordialidades coloniais recicladas — com bandeiras a tremular ao vento e discursos ensaiados até à ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos