domingo, 06 julho 2025

China espera que EUA e Rússia dialoguem após troca de prisioneiros

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A China disse hoje esperar que Estados Unidos e Rússia "resolvam os problemas das suas relações bilaterais através da comunicação e do diálogo", após a maior troca de prisioneiros entre Moscovo e os aliados ocidentais desde a Guerra Fria.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Lin Jian, disse em conferência de imprensa que a China "tomou nota" da troca de prisioneiros.

Lin afirmou que a China espera que os Estados Unidos e a Rússia, enquanto "membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e potências influentes", resolvam os seus problemas "através da comunicação e do diálogo".

"Isto favorece a paz e a estabilidade regional e internacional", acrescentou o porta-voz.

Os Estados Unidos e vários aliados europeus efetuaram na quinta-feira uma troca de prisioneiros com a Rússia, a maior desde a Guerra Fria: 16 foram libertados da Rússia para regressarem a casa e oito foram libertados de prisões norte-americanas e europeias para a Rússia.

Entre os que foram recebidos por Washington estavam os jornalistas Evan Gershkovich e Alsu Kurmasheva.

Whelan, detido desde 2018, foi condenado a 16 anos de prisão por espionagem, enquanto Gershkovich, jornalista do The Wall Street Journal, foi detido em março de 2023 na Rússia e tinha sido condenado no mês passado também a 16 anos de prisão.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 7 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 13 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 1 hour

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos