sexta-feira, 12 julho 2024

São Vicente: XII edição do Kavala Fresk Feastival terá foco na gastronomia africana

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A XII edição do Kavala Fresk Feastival acontece a 13 de Julho, em São Vicente, com enfoque na gastronomia africana e um orçamento que gira à volta de 15 mil contos, anunciou esta quinta-feira, a organização Mariventos.

Segundo a representante da Mariventos, Conceição Delgado, que falava em conferência de imprensa, a ideia é fazer uma aproximação ainda maior do continente africano, para trazer os sabores, as cores, os paladares e as texturas do que é continente africano, através desta edição.

“Através desta edição vamos trazer o objectivos é reforçar os laços ancestrais e históricos, através da gastronomia que é sempre o foco da Kavala Fresk Feastival. Como podem reparar o enfoque este ano é na gastronomia africana”, explicou a mesma fonte, esclarecendo que normalmente a organização aposta na gastronomia internacional no festival, mas desta vez querem reforçar a gastronomia do continente.

Neste sentido informou que nesta edição terá um encontro de cozinheiros africanos através da diplomacia gastronómica e do ‘show cooking’, que vão organizar no dia 12, antes do arranque do festival, trazendo paladares, texturas, sabores e toda a cor e o picante do continente para o Kavala Fresk Feastival.

Os nomes dos cozinheiros africanos serão divulgados ao longo deste mês de Junho assim como os artistas que vão participar no "Karnavala", outro evento dentro do “kavala”, que este ano homenageia as falecidas dinamizadoras do carnaval de São Vicente, Lily e Celly Freitas.

Uma novidade este ano, segundo Conceição Delgado, são os “teasers” surpresas, aos sábados e às quintas feiras, que serão realizados durante este mês de Junho, na cidade do Mindelo, com vários momentos gastronómicos para criar mais expectativa e engajamento da população e de pessoas que gostam do Kavala Fresk para manter toda a dinâmica do evento.

“Nós vamos organizar alguns teasers, que no fundo são flashes do Kavala Fresk em que nós levamos cozinhas e restaurantes participantes, que já estão inscritos e que sempre fazem parte do Kavala Fresk. Este item vai trazer pequenos momentos de degustação sobre o que é que as pessoas podem encontrar no dia 13 de Julho no festival”, frisou.

Conforme Conceição Delgado haverá também o “Memória 12”, que consiste na partilha de momentos e das memórias das edições do Kavala Fresk de forma a criar um mosaico dessas lembranças do festival.

E porque o objectivo é consolidar a marca Kavala Fresk, Conceição Delgado avançou que vão manter “os pontos da anatomia”, que sempre fizeram parte do festival desde a sua primeira edição.

Neste sentido, na gastronomia, terá o “peixe na brasa”, que começa no mercado de peixe e abarca toda a extensão da Rua d’Praia, até o parque da Enapor, terá “peixe na prote” (peixe no parto) que é feito pelos restaurantes Rua d’Praia e Avenida Marginal e outros restaurantes que se inscreveram e que ficarão perto da zona onde decorrerá o festival.

O evento terá ainda “montra de comida” para que as marcas possam divulgar os produtos, Kavala Mob, Kavala e Art com uma exposição que vai marcar o regresso à actividade do artista plástico Amândio Oliveira.

Também terá música, competições de natação e corrida de bote, ‘sup paddle’, caiaque, passeio de botes para crianças, teatro infantil, ‘stand up comedy’, no Centro Cultural do Mindelo, espaço recreio no parque infantil.

Faz parte ainda da programação o momento “Lab”, que terá laboratório e uma roda de conversa sobre sustentabilidade alimentar dinamizado pelo Instituto do Mar (Ima) e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Além disso, o evento terá a parceria da Associação de Pescadores de Salamansa e da Associação de Peixeiras do Mindelo que terão standes para divulgar os seus produtos no Kavala Fresk.

Um leque de actividades que, segundo Conceição Delgado, é um convite à população para celebrar a gastronomia e a cultura em São Vicente. Aliás, frisou, a expectativa é ter nesse dia a adesão de 45 mil pessoas no festival cujo arranque será às 12:00 do dia 13 de Julho com a animação da Banda Municipal.

Desde a sua primeira edição, a Câmara Municipal de São Vicente é um parceiro estratégico do Kavala Fresk.

Para o presidente, Augusto Neves, “a câmara municipal sempre será uma parceira do “kavala” porque ela parte da identidade” de São Vicente. Pelo que prometeu “fazer tudo” para que cada ano o evento seja “melhor”.

O autarca considerou que “o festival não é somente uma marca de São Vicente, mas também uma marca de África e do mundo” e por isso pediu a presença de mais parceiros.

A Semana com Inforpress 

 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
7 days 10 hours

Quando reformar prefiro de longe ir à Universidade Sénior do que ficar a frequenrar bares e botequins com bebidas.

Daniela Santana
14 days 8 hours

Devemos todos fazer uma subscrição a favor do Leão Vulcão. Todos, todos, todos.

Americo costa feritas
14 days 11 hours

Esta noticia peca em todos os aspetos; presença dum governante, melhor vodka do mundo, produção de vodka num pais tropic

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências