José dos Reis fez este balanço à imprensa, no final do certame, realizado nos dias 12 de 13, na Orla Marítima de Ponta d´Atum, no município do Tarrafal, para assinalar as festividades do Dia do Município e do santo padroeiro, Santo Amaro Abade, comemorados a 15 de Janeiro.
Segundo o autarca, esta edição do festival superou as expectativas, tendo decorrido num clima de muita música e de valorização daquilo que é a tradição, mas com foco naquilo que é “essencial”, que é a promoção de espaço de convivência entre tarrafalenses e visitantes cabo-verdianos que estão espalhados pelo mundo fora e que escolhem Tarrafal para partilhar este momento marcante para o município.
O autarca considerou que esta edição do festival foi diferente das demais, pois foi uma edição que privilegiou a questão intergeracional e fez um equilíbrio entre a música antiga e a música moderna e faz, sobretudo, um corte para aquilo que tem sido o padrão.
Este certame, segundo o mesmo, conseguiu demonstrar a dimensão da música cabo-verdiana a nível nacional, mas também com o aproveitamento de talentos locais e, sobretudo, a valorização dos artistas tarrafalenses.
Igualmente, destacou a “boa” aposta nos artistas que desfilaram pelo palco, realçando que a autarquia está a trabalhar para transformar essa festa grande numa festa maior, para continuar a juntar os taarrafalenses, cabo-verdianos residentes e emigrantes numa agenda cultural anual com o aproveitamento desta festividade como sendo um importante atractivo turístico para o desenvolvimento.
Relativamente à participação das pessoas nesta edição avançou que estavam à espera de muito mais participação, embora reconhece que nos últimos anos o município assistiu uma saída desenfreada dos jovens para a emigração que tem sido uma realidade a nível nacional, levando a afirmar que a organização está “extremamente satisfeita” com o público que participou.
Para assinalar as festividades do santo padroeiro desse município do interior de Santiago, foi programado um leque de actividades culturais, desportivas que arrancaram desde o mês de Dezembro.
As festividades terão o seu ponto alto no dia 15, com uma procissão e missa em honra do santo padroeiro, na Igreja Matriz Santo Amaro Abade.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments