Maria Santos Lopes, conhecida por “Mé Bia”, uma figura carismática das Festas de São João, natural da Ribeira das Patas, no interior do município do Porto Novo, em Santo Antão, completou 100 anos.
Segundo a Inforpres, esta anciã nasceu a 01 de Novembro de 1924, na localidade de Chã de Ribeirãozinho, na Ribeira das Patas, residindo actualmente na ilha de São Vicente.
Na vila de Ribeira das Patas, esta centenária destacou-se, além de promotora das festas de São João, também enquanto parturiente, com carteira de reconhecimento atribuída pela Delegacia de Saúde do Porto Novo nos anos de 1980, tendo contribuindo para o nascimento de muitas crianças nessa localidade.
Devota do nosso Santo Padroeiro entre 1978 a 1986, foi peregrina das festas de São João Baptista no percurso Ribeira das Patas - Porto Novo, tendo transportado à cabeça a imagem do santo padroeiro para pagamento de promessa.
Mãe de sete filhos, quatro homens e três mulheres, “Mé Bia” disse ter vivenciado tempos difíceis no município do Porto Novo, destacando as calamidades da segunda guerra mundial e o encalhe do Navio Djon na Ponta de Canjana, em 1947, refere a fonte deste jornal.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments