segunda-feira, 23 dezembro 2024

Boa Vista: Várias baleias dão à costa na ilha na zona perto do hotel Riu Palace

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Um grupo de cerca de 60 baleia-piloto deu à costa na manhã deste domingo, 21, na baía de Sal-Rei, Boa Vista, perto do Hotel Riu Palace, tendo sucumbido após quase quatro horas de luta para tentar salvá-las.

 

“A maré baixa e a costa rochosa tornaram as tentativas de resgate, praticamente infrutíferas”, explicou a BIOS.CV na sua página no facebook, acrescentando, que por volta das 14:00 do mesmo dia, mais de 20 carcaças foram encontradas na costa do local original do arrojamento.

 

Esta informação tirada da página da BIOS.CV indica ainda que o encalhe em massa das baleias-piloto, sendo fêmeas de até 5 metros e machos 7 metros de comprimento, pesando entre mil e três mil quilogramas, ocorreu às 10:00, tendo a maioria sido levada para a costa.

Segundo a mesma fonte, apesar do “enorme esforço” de muitas pessoas, nomeadamente pescadores, pessoal dos desportos náuticos, clientes dos hotéis próximos, ONG locais, entre outras pessoas da comunidade, no sentido de tentar salvá-las, vieram a sucumbir após quase quatro horas de luta na água.

“A maré baixa e a costa rochosa tornaram as tentativas de resgate, praticamente infrutíferas”, explicou a BIOS.CV na sua página no facebook, acrescentando, que por volta das 14:00 do mesmo dia, mais de 20 carcaças foram encontradas na costa do local original do arrojamento.

“Alguns pequenos grupos deslocaram-se mais para sul, mas devido às dificuldades da espécie em se orientar em águas rasas e aos fortes laços sociais entre os indivíduos, não estamos muito optimistas quanto ao seu destino”, lamentou.

Segundo esta organização de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável, a baleia-piloto-de-barbatanas curtas (Globicephala macrorhynchus) e o golfinho-cabeça-de-melão (Peponocephala electra) são as duas espécies de cetáceos com mais registos de arrojamentos nas ilhas de Cabo Verde, ambas as espécies “extremamente sociais, habitam águas profundas.

A Inforpress aguarda, entretanto, informações de técnicos que se encontram no terreno para averiguações.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Xalala
17 days 19 hours

Vai investigar nada Bundão!

Valdo de Pina
19 days 17 hours

O UCS só ouve a própria voz, numa sinfonia desafinada que ecoa a era de Carlos Veiga no poder. Duas relíquias teimosas,

Teste
29 days 8 hours

Isto é somente um teste. Porque não vejo os comentários das pessoas debaixo da notícia como antes?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos