domingo, 22 dezembro 2024

HRW acusa Israel de crimes contra humanidade e genocídio

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Ministério das Relações Exteriores de Israel acusou hoje a organização não-governamental de mentir ao acusar os israelitas de cometerem "atos de genocídio" na Faixa de Gaza ao restringir o acesso à água para civis.

 

Em comunicado, o executivo de Israel disse que o relatório da HRW está "repleto de mentiras flagrantes" e de "propaganda anti-Israel".

"Este relatório está repleto de mentiras flagrantes, mesmo vindas da HRW, para quem a fasquia já é baixa", referiu o ministério.

 

A organização Human Rights Watch considerou que Israel cometeu crimes contra a humanidade, de extermínio e ainda atos de genocídio, ao privar intencionalmente civis palestinianos da Faixa de Gaza de produtos básicos necessários à sobrevivência.

 

Num relatório de 184 páginas, intitulado "Extermínio e Atos de Genocídio: Israel privou deliberadamente água aos palestinianos em Gaza", a HRW refere que o Hamas, ao perpetrar os ataques no sul de Israel, a 07 de outubro de 2023, também cometeu "crimes de guerra" e "crimes contra a humanidade".

Para a HRW, segundo o relatório, as autoridades israelitas impediram "intencionalmente os palestinianos em Gaza do acesso a água potável e ao saneamento básico necessários à sobrevivência humana" desde outubro de 2023.

"[Tal] resultou provavelmente em milhares de mortes", indicou a organização não governamental de defesa e promoção dos direitos humanos, com sede em Nova Iorque, cuja acusação de genocídio é idêntica à avançada num relatório da Amnistia Internacional (AI), divulgado a 05 deste mês e intitulado "Sente-se Como Se Fosse Sub-Humano: O Genocídio de Israel contra Os Palestinianos em Gaza".

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Xalala
16 days 22 hours

Vai investigar nada Bundão!

Valdo de Pina
18 days 20 hours

O UCS só ouve a própria voz, numa sinfonia desafinada que ecoa a era de Carlos Veiga no poder. Duas relíquias teimosas,

Teste
28 days 10 hours

Isto é somente um teste. Porque não vejo os comentários das pessoas debaixo da notícia como antes?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos