É oficial. O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, chega, esta noite, a Cabo Verde, para participar,nesta quinta-feira, 19, a convite do seu homólogo José Maria Neves, nas celebrações dos 50 Anos do Acordo de Lisboa.
Em comunicado, a chefia do Estado anuncia qua a cerimónia terá como ponto alto a Homenagem de Estado aos seis representantes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, PAIGC, e de Portugal que assinaram o histórico documento, na capital portuguesa, a 19 de dezembro de 1974.
Segundo a mesma fonte, a visita de Marcelo Rebelo de Sousa começa, entretanto, com o acolhimento, com Honras Militares, pelo Chefe de Estado José Maria Neves, no Palácio do Plateau, às 10H00. De seguida, os mais altos representantes dos Estados de Cabo Verde e de Portugal reúnem-se, num tête-à-tête, para passar em revista e perspetivar o continuado reforço das elevadas relações de cooperação e de amizade construídas ao longo dos anos entre os dois países.
«Às 11 horas, recorde-se, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa participa, como convidado especial do Presidente José Maria Neves, na Cerimónia de Homenagem de Estado aos Signatários do Acordo de Lisboa de 1974, na Sala Beijing», lê-se na nota remetida ao Asemanaonline.
A cerimónia, conforme já anunciado, contará com a presença do Comandante Pedro Pires, um dos signatários do acordo pelo Partido Africano da Independência de Guiné e Cabo Verde, enquanto membro do então Comité Executivo da Luta e Presidente da Comissão Nacional de Cabo Verde do PAIGC.
«Uma reprodução do Acordo de Lisboa estará exposta na sala Beijing durante a cerimónia, como forma de ampliar o seu conhecimento pelos cabo-verdianos e a sua valorização enquanto facto de extraordinária relevância da história contemporânea das Ilhas. Foram signatários do documento, recorde-se, o Comandante Pedro Pires, Amaro da Luz e José Luís Fernandes Lopes, pelo PAIGC, e, pela parte portuguesa, o Major Melo Antunes, Ministro sem pasta, Mário Soares, Ministro dos Negócios Estrangeiros, e António de Almeida Santos, Ministro da Coordenação Interterritorial», acrescenta a Presidência da República.
Ainda no quadro dos 50 anos do Acordo de Lisboa, conforme a nota que vimos citando, a Presidência da República promove, esta quinta-feira, em parceria com o Instituto Pedro Pires, uma conferência intitulada "O Acordo de Lisboa, o Contexto Político da Época e a Construção das Bases para um Cabo Verde Independente". Conforme o programa, o evento terá lugar às 15h30, no Centro de Convenções da Universidade de Cabo Verde.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments