domingo, 22 dezembro 2024

OE 2025: Estima-se entrada de mais de mil novos profissionais para o quadro nos sistemas de saúde – ministra

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Orçamento para 2025 para o sector da Saúde, estimado em 8.456 milhões de escudos, prevê a entrada de 1.484 novos profissionais para o quadro dos sistemas de saúde e apoio operacional e técnico na área, informa o Governo.

 

 

Segundo a governante, este valor vai permitir a regularização de 200 profissionais contratados durante a pandemia da Covid-19, além de expandir a formação e a valorização da força de trabalho do sector da saúde. Quanto à modernização e a inovação, disse que vão destinar uma verba de 230 milhões à reorganização e expansão da rede de telemedicina, um instrumento essencial para superar as barreiras geográficas.Ainda dentro deste item, cerca de 36 milhões de escudos serão alocados para o reforço do Sistema de Informação Sanitária.

 

A ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, ouvida esta tarde em reunião da Comissão Especializada, avançou que cerca de 1.300 milhões de escudos serão investidos para garantia de acesso a medicamentos e no reforço da logística e gestão de produtos farmacêuticos.

O orçamento, que ainda precisa ser aprovado na especialidade, adiantou a ministra, prevê a implementação do Plano Estratégico de Recursos Humanos para a Saúde em orçamento de 1.022 milhões de escudos, o dobro alocado este ano.

Segundo a governante, este valor vai permitir a regularização de 200 profissionais contratados durante a pandemia da Covid-19, além de expandir a formação e a valorização da força de trabalho do sector da saúde. 

Quanto à modernização e a inovação, disse que vão destinar uma verba de 230 milhões à reorganização e expansão da rede de telemedicina, um instrumento essencial para superar as barreiras geográficas.

Ainda dentro deste item, cerca de 36 milhões de escudos serão alocados para o reforço do Sistema de Informação Sanitária.

Para programas de combate ao HIV/SIDA, a eliminação ou manutenção de paludismo de certificação de Cabo Verde como País Livre do Paludismo, a vigilância sanitária e prevenção de doenças transmissíveis e não transmissíveis, são 329 milhões de escudos para, um aumento de 27,3% em relação ao orçamento de 2024.

Filomena Gonçalves adiantou ainda que os Centros de Diálise da Praia e do Mindelo receberão 268 milhões de escudos para o reforço do atendimento aos doentes renais.

“Este valor está alocado para os Centros de Diálise, mas nós estamos a crer que avançando com o transplante automaticamente estaremos a diminuir os custos de diálise, que é um custo considerável e estaremos a investir cada vez mais na melhoria de condições para transplante”, explicou.

A implementação do Plano Estratégico Nacional de Saúde Mental, avançou, contará com o financiamento de quatro milhões de escudos para ampliar a sensibilização, os cuidados e a inclusão social relacionada à saúde mental.

A ministra da saúde assegurou que outros sectores também têm alocado verbas como o sector da saúde, sendo que seis milhões de escudos serão investidos em campanhas de promoção de saúde em escolas e comunidades para incentivar estilos de vida saudáveis e prevenir doenças. 

“Este orçamento não é apenas um conjunto de números, é um reflexo da determinação do Governo em transformar o Sistema Nacional de Saúde assegurando que ninguém fique para trás”, terminou, acrescentando que o orçamento permite ainda a criação de bolsas para 500 profissionais.

O Orçamento de Estado para 2025, aprovado na generalidade pela plenária, é de 98 mil milhões de escudos, e tem como foco a criação de emprego, crescimento económico e inclusão social.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Xalala
17 days 8 hours

Vai investigar nada Bundão!

Valdo de Pina
19 days 5 hours

O UCS só ouve a própria voz, numa sinfonia desafinada que ecoa a era de Carlos Veiga no poder. Duas relíquias teimosas,

Teste
28 days 20 hours

Isto é somente um teste. Porque não vejo os comentários das pessoas debaixo da notícia como antes?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos