A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) vai apresentar hoje e sexta-feira projetos de investigação que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), durante uma feira dedicada à temática.
A Feira dos ODS visa reforçar o papel transformador da academia e da inovação tecnológica no cumprimento dos ODS, anunciou a instituição.
Sustentabilidade ambiental, acesso universal a energia limpa (sem queima de combustível) e promoção da igualdade de género são algumas das áreas em foco no evento.
A sessão de abertura, que terá lugar no Centro de Convenções, hoje, às 09:00 (11:00 em Lisboa), contará com as presenças do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, do reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, e da representante das Nações Unidas em Cabo Verde, Patrícia Portela Sousa - além de outros representantes do Governo, corpo diplomático, agências da ONU, instituições públicas e privadas, sociedade civil e estudantes de escolas primárias e secundárias.
“O programa inclui painéis temáticos e encontros sobre os ODS e a aplicação da ciência e tecnologia para resolver os desafios”, explicou a Uni-CV.
Durante a cerimónia de abertura, será apresentado um projeto emblemático sobre sustentabilidade ambiental, focado no acesso universal à energia limpa e na promoção da igualdade.
Grupos de visitantes, incluindo estudantes do ensino secundário, terão visitas guiadas a laboratórios e atividades interativas que ilustram o papel da ciência e inovação para alcançar os ODS.
Os visitantes poderão usar um mapa interativo e códigos QR para se orientarem e aceder a informações sobre os projetos e a agenda do evento.
O principal objetivo da feira na Uni-CV consiste em “sensibilizar e mobilizar a comunidade académica e parceiros na promoção dos ODS, evidenciando o papel das universidades na criação de soluções para os desafios globais”.
Os ODS são 169 medidas, agrupadas em 17 grandes objetivos (da área social, ambiental, económica ou institucional) escolhidos pela Organização das Nações Unidas, que propôs como meta implementá-los até 2030.
Erradicação da pobreza, “fome zero” e garantir boa saúde e bem-estar para todos são os três primeiros grandes objetivos da lista.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments