terça-feira, 26 agosto 2025

Maio: PAICV considera que orçamento da câmara municipal corresponde à realidade da ilha

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Em conferência de imprensa na cidade do Porto Inglês, o presidente da Comissão Política Regional do PAICV no Maio, Alcides Martins, negou que o actual orçamento da câmara municipal esteja aquém dos desafios da ilha, destacando a necessidade de dar continuidade às obras em curso.

Quando a oposição diz que o orçamento está aquém das expectativas, ela própria está a dizer que a câmara não deve dar continuidade às obras em curso. O orçamento da autarquia corresponde à realidade, com aquilo que tem capacidade de executar. A câmara não vai criar novas obras e deixar as em curso de lado”, respondeu à imprensa. 

Ainda, em resposta às críticas da oposição sobre uma redução de investimentos no orçamento municipal superior a 30 mil contos, a comissão política pergunta se a oposição se esqueceu do descoberto de 15 mil contos encontrado junto de um dos credores e da entrada em vigor do novo PCFR (Plano de Cargos, Funções e Remunerações), com melhorias salariais e que acarretou custos à edilidade. 

Sobre as acusações da contratação de cerca de 40 novos funcionários, Alcides Martins questiona o MpD (Movimento para a Democracia) sobre “quem são esses contratados, quem os contratou e os termos dos contratos?”, admitindo que há sim necessidade de efectuar contratações para a área de saneamento na ilha.

No quesito obras, a comissão política estranhou a oposição falar de obras no Centro Multiuso de Pilão Cão, sendo que, segundo a mesma fonte, as obras iniciaram em 2016 e, no fim de dois mandados, não foram concluídas.  

Quanto ao pagamento do subsídio de reintegração à equipa cessante, o PAICV garantiu que a câmara municipal vai cumprir a lei e o pagamento será efectuado conforme o planificado e orçamentado.

Para a comissão política, a oposição já veio a público mais vezes do que em oito anos de mandato, isto porque, conforme a mesma fonte, “perderam a xuxa e deixaram cair a chupeta”. 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
3 days 10 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
4 days 2 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
4 days 18 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos