“O Fórum-CV anuncia que procederá ao registo de todas as promessas e compromissos assumidos pelos candidatos durante a campanha eleitoral de 2024”, lê-se num manifesto.
O registo “será mantido, atualizado, ao longo do mandato 2024-2028, permitindo o acompanhamento das ações dos eleitos” em cada um dos 22 municípios, referiu a organização, que se mostra disponível para colaborar.
A medida faz parte de um manifesto que pede aos candidatos outras medidas, tais como, “acesso a habitações condignas”, sobretudo para a população de baixos rendimentos.
“As construções clandestinas em alguns centros urbanos demonstram a urgência deste compromisso e os desafios que os munícipes enfrentam”, indica-se no manifesto.
No documento defende-se ainda que haja orçamentos participativos em todas as autarquias, assim como implementação e consolidação de códigos de postura municipais, para que haja limpeza e respeito pelo espaço público.
O Fórum-CV pretende reforçar “o papel da sociedade civil como um agente de vigilância e de cooperação na busca de soluções para os desafios dos municípios cabo-verdianos, convidando cada candidato a comprometer-se com as medidas a seguir descritas”.
As eleições autárquicas deste ano registam uma redução de candidaturas de grupos de cidadãos independentes.
Este ano há dez forças a concorrer (cinco partidos políticos e cinco movimentos de cidadãos), mas há quatro anos eram 16 (quatro partidos e 12 movimentos), uma redução que a presidente da CNE, Maria do Rosário Pereira, disse representar “uma diminuição da competitividade eleitoral de que os cidadãos precisam para escolher”.
“Pode demonstrar uma necessidade de reforçar o tecido democrático, um trabalho que tem de ser permanente para evitar retrocessos”, referiu, na quarta-feira, num ponto de situação do processo eleitoral.
Cerca de 352 mil eleitores estão inscritos para as eleições autárquicas, cerca de metade concentrados nos municípios da Praia (capital), São Vicente e Santa Catarina.
O Movimento pela Democracia (MpD, no Governo) lidera o mapa autárquico: nas oitavas e últimas eleições municipais, a 25 de outubro de 2020, em plena pandemia da covid-19, ganhou em 14 câmaras, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) venceu em oito.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments