quinta-feira, 21 novembro 2024

Fórum Cabo-Verdiano da Sociedade Civil vai seguir promessas dos candidatos às autarquias

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

“O Fórum-CV anuncia que procederá ao registo de todas as promessas e compromissos assumidos pelos candidatos durante a campanha eleitoral de 2024”, lê-se num manifesto. 

O registo “será mantido, atualizado, ao longo do mandato 2024-2028, permitindo o acompanhamento das ações dos eleitos” em cada um dos 22 municípios, referiu a organização, que se mostra disponível para colaborar.

A medida faz parte de um manifesto que pede aos candidatos outras medidas, tais como, “acesso a habitações condignas”, sobretudo para a população de baixos rendimentos.

“As construções clandestinas em alguns centros urbanos demonstram a urgência deste compromisso e os desafios que os munícipes enfrentam”, indica-se no manifesto.

No documento defende-se ainda que haja orçamentos participativos em todas as autarquias, assim como implementação e consolidação de códigos de postura municipais, para que haja limpeza e respeito pelo espaço público.

O Fórum-CV pretende reforçar “o papel da sociedade civil como um agente de vigilância e de cooperação na busca de soluções para os desafios dos municípios cabo-verdianos, convidando cada candidato a comprometer-se com as medidas a seguir descritas”.

As eleições autárquicas deste ano registam uma redução de candidaturas de grupos de cidadãos independentes.

Este ano há dez forças a concorrer (cinco partidos políticos e cinco movimentos de cidadãos), mas há quatro anos eram 16 (quatro partidos e 12 movimentos), uma redução que a presidente da CNE, Maria do Rosário Pereira, disse representar “uma diminuição da competitividade eleitoral de que os cidadãos precisam para escolher”.

“Pode demonstrar uma necessidade de reforçar o tecido democrático, um trabalho que tem de ser permanente para evitar retrocessos”, referiu, na quarta-feira, num ponto de situação do processo eleitoral.

Cerca de 352 mil eleitores estão inscritos para as eleições autárquicas, cerca de metade concentrados nos municípios da Praia (capital), São Vicente e Santa Catarina.

O Movimento pela Democracia (MpD, no Governo) lidera o mapa autárquico: nas oitavas e últimas eleições municipais, a 25 de outubro de 2020, em plena pandemia da covid-19, ganhou em 14 câmaras, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) venceu em oito.

 

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
8 days 23 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
10 days 22 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
18 days 20 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos