quinta-feira, 26 dezembro 2024

CNE cria unidade de verificação de informação eleitoral

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Estamos a trabalhar afincadamente para responder aos desafios colocados pelas redes sociais no que concerne a assegurar informação verdadeira e de qualidade”, referiu Maria do Rosário Pereira, presidente da CNE, numa conferência de imprensa, na Praia.

O objetivo é que os eleitores possam “participar conscientemente e tomarem decisões com base em informações verdadeiras”, disse.

A unidade vai funcionar numa página de Facebook e vai estar especialmente em alerta em relação à informação difundida sobre os candidatos aos 22 municípios de Cabo Verde, dispondo de mecanismos automatizados, acionados por palavras-chave, entre outros, para seguir e avaliar a informação.

Sempre que se justifique, os resultados dessa avaliação serão publicados e poderá ser atribuído um selo de veracidade ou não a determinadas publicações, assim como outras classificações, como por exemplo, para avisar que determinada informação está “fora de contexto”.

A unidade vai também dispor de um número de Whatsapp para denúncias ou para quem queira colocar questões.

A nova equipa poderá até promover diligências junto das redes sociais, caso se justifique eliminar alguma publicação falsa, mas essa retirada pode levar tempo e nem sempre ser possível, explicou Alfredo Pereira, conselheiro da Autoridade Reguladora da Comunicação (ARC).

“Por isso, o que vamos fazer é combater a desinformação com informação”, ou seja, procurar sempre que o esclarecimento circule o mais possível, acrescentou.

A experiência pretende lançar bases para uma unidade de verificação que possa funcionar em permanência, além dos períodos eleitorais, referiu, desejo expresso igualmente pela presidente da CNE.

Cerca de 352 mil eleitores estão inscritos para as eleições autárquicas de 01 de dezembro, nos 22 municípios do país, sensivelmente mais dez mil que nas últimas eleições, as Presidenciais de 17 de outubro de 2021.

Nas oitavas e últimas eleições municipais, a 25 de outubro de 2020, em plena pandemia da covid-19, o Movimento pela Democracia (MpD, no poder) ganhou em 14 câmaras, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) venceu em oito.

 

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

D. G. WOLF
2 days 8 hours

Fazer árvore genealógica dos outros é o refúgio de um falhado.

D. G. WOLF
3 days 3 hours

Volta, Leâo Vulcão. Estás perdoado.

Carlos Reis
10 days 3 hours

Faz sentido isso? O dinheiro compra quase tudo mesmo. Uma vergonha US.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos