A votação antecipada está prevista no quadro do artigo 213º. do Código Eleitoral e é permitido aos eleitores que no dia das eleições estejam impedidos de se deslocar às assembleias de voto por imperativo das suas funções, mas também os eleitores que por causa de doenças se encontrem internados em estabelecimentos hospitalares e os eleitores em regime de reclusão.
Da lista dos eleitores que podem exercer o voto antecipado estão os militares, agentes das forças policiais ou serviços de segurança, profissionais de saúde e da protecção civil, trabalhadores marítimos e aeronáuticos, membros das mesas de assembleias de votos, candidatos, jornalistas, doentes e reclusos.
Para o voto antecipado os eleitores devem formular pedidos escritos aos presidentes das câmaras municipais em cuja área se encontram recenseados, manifestando a sua vontade de exercer antecipadamente o seu direito de voto.
Os pedidos, segundo estipula o Código Eleitoral, devem ser formulados até o dia 11 de Novembro para os reclusos e pessoas hospitalizadas e entre os dias 16 e 19 de Novembro para as demais categorias e a entrega das listas dos eleitores que solicitaram voto antecipado nas sedes das candidaturas concorrentes e sua afixação no exterior do edifício da câmara devem acontecer no dia 20 de Novembro.
A votação antecipada decorrerá de 24 a 26 de Novembro de acordo com o número três do artigo 214º. do Código Eleitoral.
Com relação aos reclusos um total de 71 solicitaram manifestaram o desejo de votar antecipadamente, dos quais 69 estão a cumprir pena na Cadeia Regional da Ilha do Fogo e dois na Cadeia Central de São Martinho.
O delegado da CNE avançou que em relação aos dados de inscritos avançados anteriormente foram retirados alguns nomes e que para as eleições autárquicas de 01 de Dezembro o município de São Filipe conta com um total de 15.896 eleitores distribuídos por 58 mesas de assembleias de votos.
A formação dos membros das assembleias de votos, num total de 348, dos quais 232 efectivos e 116 suplentes, vai decorrer entre os dias 20 e 22 de Novembro.
Em São Filipe, concorrem ao cargo para presidente da câmara, Nuias Silva (PAICV), António Cardoso (MpD) e Egídio de Pina (UCID).
Nas autárquicas de 2020, dos 15.551 eleitores inscritos, votaram 9.608, correspondente a 61,9 por cento (%) e abstiveram um total de 5.902 eleitores (38,1%).
Dos votos validamente expressos, o MpD obteve um total de 4.434 votos (46,1%), o PAICV 4.8813 votos (50,8%) e a UCID 105 votos (1,1%). Os votos nulos foram 93 (1,0%) e em branco 95 (1,0%)
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments